A infecção por Streptococcus pneumoniae é importante causa de morbi-mortalidade em todo o mundo. Atento a isso, em 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) incluiu a vacina pneumocócica 10-valente conjugada (VPC10) no Calendário Básico de Vacinação, o que representou um grande avanço para a saúde pública brasileira, pois a VPC10 previne contra doenças graves causadas por pneumococos.

Parceiros tecnológicos no desenvolvimento e produção da VPC10, Bio-Manguinhos e a farmacêutica GSK se uniram em campanha pelo Dia Mundial de Combate à Pneumonia. A iniciativa visa a conscientização da população sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças como pneumonia, meningite, otite média aguda e sepse.

No dia 9 de novembro, as duas instituições realizaram um webinário voltado para profissionais de saúde para debater as coberturas vacinais no SUS, com foco na vacinação pneumocócica no Brasil. O evento reuniu nomes como Isabella Ballalai, da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) e Renato Kfouri, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Com apresentação de Elvira Alonso, pediatra e médica da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos, o encontro discutiu o impacto de sucesso da estratégia de imunização com a VPC10 no Brasil ao longo dos anos, além de alertar para a importância de melhoria dos níveis de cobertura vacinal para a manutenção deste sucesso. Você pode assistir à mesa redonda completa clicando aqui.

O webinário também marcou o lançamento de um canal de podcast exclusivo sobre a imunização no Brasil: o Conexão Vacinas. Disponível no Spotify, o canal irá reunir grandes especialistas e pessoas com histórias interessantes sobre o tema para debater, informar e conscientizar sobre a importância da vacinação no país e nos desafios da rotina dos profissionais de saúde. O canal contará com cinco episódios, sendo um por mês.

No primeiro episódio, Juarez Cunha, pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações; Clélia Aranda, pediatra, sanitarista e membro da Comissão Permanente de Assessoramento de Imunizações do Estado de São Paulo; e Maria Izabel Nogueira do Nascimento, enfermeira e coordenadora de imunizações do Estado do Amazonas; falam sobre as baixas coberturas vacinais no país, os desafios da vacinação em tempos de pandemia e os riscos que a hesitação vacinal pode trazer para a população.

"É preocupação da OMS o retorno de doenças eliminadas ou controladas por vacinas. É responsabilidade de toda sociedade trabalhar para que as coberturas vacinais sejam recuperadas. Portanto, o projeto Conexão Vacinas vem num momento fundamental”, afirma Maria de Lourdes de Sousa Maia, coordenadora da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos.

Os próximos episódios irão abordar fake news, causas e consequências da não vacinação, realidade das salas de vacina e a importância dos esquemas vacinais completos. Acesse https://spoti.fi/305amb1 e conheça o Conexão Vacinas.

 

Jornalista: Thais Christ. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.