ebook pandemia brasilApresentar um diagnóstico e constituir uma memória sobre a evolução da pandemia no Brasil, a partir de registros e análises de dados, sistemas de monitoramento e vigilância em saúde. É com esse intuito que o Observatório COVID-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz lançaram o e-book COVID-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde, que está disponível para download gratuito na plataforma SciELO Livros.

Organizado pelos pesquisadores Carlos Machado de Freitas, Christovam Barcellos e Daniel Antunes Maciel Villela, o volume é o terceiro da série Informação para Ação na COVID-19, uma parceria entre o Observatório e a Editora Fiocruz. O livro digital segue a ideia central da iniciativa encabeçada pelo Observatório: reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia, mapeando a evolução do vírus no país e as ações de enfrentamento.

O e-book segue uma linha cronológica para traçar as primeiras estratégias de combate ao espalhamento da doença, antes mesmo de chegar oficialmente em terras brasileiras. "Os modelos matemáticos baseados em dados preliminares gerados nos países inicialmente atingidos foram usados para estimar os possíveis efeitos da pandemia no Brasil", afirmam os organizadores, no texto de apresentação.

Porém, as muitas particularidades do país entraram em jogo logo no início, fazendo com que cientistas, epidemiologistas e pesquisadores levantassem uma série de aspectos e impactos diantes de um contexto com diversas variáveis e especificidades. "Num país tão imenso, heterogêneo e desigual, foi um grande desafio, através de notas, boletins, relatórios técnicos e webinários, discutir a evolução da pandemia no Brasil", relata Carlos Machado, coordenador do Observatório COVID-19 Fiocruz.

Em um cenário de ampla vulnerabilização de determinados grupos sociais - tema que norteou o segundo e-book da série, intitulado Os Impactos Sociais da COVID-19 no Brasil, os especialistas envolvidos na obra consideram que as "particularidades brasileiras, sua configuração territorial, profundas desigualdades sociais, estrutura do sistema de saúde e condições de vida e trabalho exigiram uma adaptação desses modelos e análises de grupos populacionais específicos que poderiam se constituir como mais vulneráveis à pandemia e, por isso, requereriam atenção especial e políticas específicas", ressaltam os organizadores.

Em três partes, que englobam um total de 25 capítulos, o título agrega os muitos desafios - com ênfase nas equipes técnicas da Fiocruz - para a avaliação de cenários epidemiológicos diante da chegada do vírus Sars-CoV-2 ao país. "Houve um esforço imenso da comunidade científica, e aqui no nosso país não foi diferente, para avaliação desses cenários epidemiológicos, com o uso de dados reportados nos nossos sistemas de vigilância, com os usos de modelos matemáticos e estatísticos e os painéis de acompanhamento dos dados, inclusive para formulação de estratégias de mitigação e supressão da transmissão", explica Daniel Villela, pesquisador do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz).

Os esforços para produzir e disseminar rapidamente conhecimentos que têm como base os registros de casos, hospitalizações e óbitos foram amplamente utilizados para subsidiar políticas e ações de enfrentamento à pandemia no Brasil. Esse conjunto de iniciativas está no âmbito da temática cenários epidemiológicos, um dos quatro grandes eixos do Observatório COVID-19 Fiocruz, que inclui ainda medidas de controle e organização dos serviços e sistemas de saúde; qualidade do cuidado, segurança do paciente e saúde do trabalhador; impactos sociais da pandemia. Dessa forma, o conteúdo do livro não esgota a amplitude e a diversidade de temas que envolvem a COVID-19, reunindo uma ampla comunidade científica que gira em torno dos temas de saúde pública. "Toda esta produção teve como base e estímulo a procura de respostas para os problemas que estavam se apresentando em determinado momento da pandemia, bem como o diálogo com a produção científica advinda de diversos campos de saber realizada e publicada em seu curso", destaca o texto de apresentação.

Além dos três organizadores, quase 100 pesquisadoras e pesquisadores participam do volume com as mais diversas contribuições, mapeamentos, estudos, apontamentos e reflexões. São especialistas com experiências nas mais variadas áreas, como medicina, epidemiologia, psicologia, estatística, história, biologia, enfermagem, engenharias, antropologia, geografia, farmácia, tecnologia da informação, comunicação, sociologia, entre outras.

Importância das parcerias para a análise de dados

A interface com outros órgãos, programas, ações e iniciativas também foram essenciais para os objetivos de diagnóstico e mapeamento que caracterizam a obra. Alguns dos exemplos são a plataforma MonitoraCOVID-19, mantida pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o InfoGripe da Fiocruz e o Painel Coronavírus da Fiocruz Bahia. "Esse livro traz contribuições importantes também na questão do acesso a dados e análise dos dados", afirma Christovam Barcellos, responsável pelo Monitora COVID-19.

Segundo o pesquisador, a urgência do contexto e a necessidade de repostas cada vez mais rápidas fizeram com esses dados tivessem que ser reinterpretados, incluindo índices de mortalidade, notificação de casos, dados laboratoriais, dados sobre vacinas e sobre mobilidade da população.

Esse cuidadoso processo de análises, leituras e releituras compõe os estudos apresentados ao longo do volume. "Tudo isso é relatado no livro em capítulos, por exemplo, que destacam o papel que o InfoGripe teve na estimativa de casos e tendências; a montagem do Monitora COVID-19 pelo Icict/Fiocruz e que reúne, hoje em dia, uma quantidade enorme de dados; os esforços do Conass [Conselho Nacional de Secretários de Saúde] e Conasems [Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde] para disponibilizar dados oportunos e até montagens de painéis específicos sobre favelas, tentando entender o que estava acontecendo, particularmente, nessas populações mais vulneráveis", exemplifica Barcellos.

As três partes da obra estão divididas com os seguintes títulos: Cenários (com 11 capítulos); Produzindo e Organizando Informação para Ação (com cinco capítulos); Estratégias de Enfrentamento e Vigilância (com nove capítulos). A última parte é dedicada a uma série de temas que giram em torno da vigilância em saúde. Questões que foram - e continuam sendo - fundamentais para o combate à COVID-19 e que vêm sendo intensamente debatidas na agenda pública do país, incluindo os desafios do retorno às atividades escolares e a gestão de riscos durante a pandemia.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Fonte: Marcella Vieira, da Editora Fiocruz. Imagem: Editora Fiocruz.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.