A Fiocruz, por meio de seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/ Fiocruz), alcançou, na sexta-feira (29/10), o quantitativo de 7,2 milhões de doses da vacina COVID-19 entregues ao Ministério da Saúde em uma semana, o maior desde o início da produção do imunizante, em março. O total abrangeu as entregas do dia (cerca de 2,7 milhões de doses) e as 4,5 milhões doses liberadas na terça-feira daquela semana (26/10).

A entrega desta semana demonstra a capacidade de produção das instalações de Bio-Manguinhos/Fiocruz frente à chegada dos últimos lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Com as remessas, a Fiocruz alcançou o total de 121 milhões de doses entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Bio-Manguinhos/Fiocruz conta ainda com aproximadamente 15,3 milhões de doses, sendo 1,3 milhão em produção e 14 milhões em controle de qualidade, que serão distribuídos no decorrer das próximas semanas.

Fiocruz recebeu mais 5 lotes de IFA em outubro com soma mensal recorde

No mês de outubro, a Fiocruz recebeu quantitativo recorde de IFA, totalizando o recebimento de nove lotes do insumo em um único mês, o equivalente à produção de cerca de 48 milhões de doses da vacina. As remessas foram resultado de um processo de negociações da Fiocruz junto à AstraZeneca para a aceleração do recebimento de IFA, a fim de garantir a continuidade da produção, bem como possibilitar que Bio-Manguinhos/Fiocruz possa atuar com sua capacidade plena de produção.

Somados aos quatro lotes anteriormente recebidos, a Fundação recebeu mais dois na sexta-feira (29/10), com IFA para a produção de 9,8 milhões de vacinas; e outros três lotes, com ingrediente para cerca de 17,4 milhões de doses, que chegaram domingo (31/10).

Juntos, os novos embarques de IFA representaram em torno de 27,2 milhões de doses. Somados aos 15,3 milhões de doses que já estão em produção e controle de qualidade, a Fiocruz dispõe- de mais 42,5 milhões de doses para imunizar a população, garantindo entregas semanais até 20 de dezembro.

 

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Imagem: Bernardo Portella.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.