Em 16 de setembro, Bio-Manguinhos iniciou o fornecimento, ao Ministério da Saúde, de mais um testes rápido de antígeno para identificar possível infecção pelo vírus causador da COVID-19, o SARS-CoV-2. Nesta data, o Instituto disponibilizou 497.725 reações, que foram entregues na Central de Armazenagem do Ministério da Saúde.

O produto, fruto de parceria com a empresa coreana GenBody, é um kit de imunoensaio para a determinação rápida e qualitativa da infecção por SARS-CoV-2 em amostras de swab nasofaringeo de humanos. O teste se baseia na tecnologia de imunocromatografia de fluxo lateral.

Trata-se de novo produto na cesta de soluções para diagnóstico que Bio-Manguinhos fornece ao Ministério da Saúde para detecção da COVID-19. No início da pandemia, em 2020, o Instituo já fornecia o kit de diagnóstico molecular e, mais recentemente, passou a fornecer também o teste rápido DPP COVID-19 Ag, imunocromatográfico e com plataforma de duplo percurso diferenciada – este fruto de parceria com a Chembio.

O novo teste é capaz de detectar pequenas quantidades de antígeno, garantindo níveis satisfatórios de sensibilidade e especificidade. A leitura do resultado é visual e de fácil interpretação pelos profissionais de saúde que utilizam o produto na ponta do Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado é liberado em 15 minutos.

Esse reagente para diagnóstico possui um princípio simples para funcionar: os antígenos de SARS-CoV-2, potencialmente presentes nas amostras, podem reagir com o conjugado de ouro acoplado ao anticorpo monoclonal anti-SARS-CoV-2, seguido de uma reação com anticorpos monoclonais anti-SARS-CoV-2 imobilizados no suporte de teste.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Kuprevich, Freeepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.