Pequena Novos tecnicos biotec foto Rodrigo PereiraDesde 2017, Bio-Manguinhos e a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) mantêm uma parceria de sucesso para a coordenação do curso Técnico em Biotecnologia. A formação visa preparar profissionais especializados no campo e conta com o apoio de Bio com recursos materiais e humanos, com a participação de colaboradores das mais diversas áreas da unidade enquanto professores do curso.

Com a formatura da primeira turma, em maio, esse apoio se fortaleceu ainda mais: o Departamento de Recursos Humanos de Bio-Manguinhos estabeleceu nova parceria com a Politécnica a fim de contratar os técnicos recém-formados pela Escola e que não haviam tido chance de realizar o estágio prático devido às limitações impostas pela pandemia da COVID-19.

A oportunidade perfeita surgiu quando o Departamento de Reativos para Diagnóstico (DERED) precisou ampliar seu quadro de colaboradores devido à alta demanda, abrindo 50 vagas temporárias para auxiliares de produção. Cerca de 40 ex-alunos dos cursos de Biotecnologia e Análises Clínicas da Escola tiveram prioridade para participar do processo seletivo.

"Na prática nós realizamos um processo seletivo diferenciado com esses recém-formados, antes de buscar os profissionais que precisávamos no mercado. Priorizamos a aprovação dos ex-alunos que estavam aderentes ao perfil para preencher o maior número de vagas possível, atendendo às exigências do nosso cliente interno", explica Vanda Fernandez, do Departamento de Recursos Humanos. "O resultado foi tão satisfatório que, dos 40 ex-alunos que participaram, 36 foram aprovados, sendo quatro pra um nível até maior do que havíamos sugerido a princípio", comemora.

Os recém-formados aprovados já estão trabalhando em Bio-Manguinhos desde o começo de agosto, divididos em dois turnos. Para Ana Paula Bezerra, responsável pelo processo seletivo no DERED, a adaptação dos novos contratados tem sido ótima já que a chegada deles veio complementar o perfil da equipe, que já era muito unida e abraçou os novos colegas de time.

"Eles têm uma formação multidisciplinar muito boa, mas precisavam dessa oportunidade de desenvolver a prática. Com certeza vieram acrescentar, com um olhar técnico e laboratorial, além de trazerem toda a garra e energia de quem está começando", avalia Ana.

 

Jornalista: Thais Christ. Imagem: Rodrigo Pereira.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.