Bio-Manguinhos, através de sua Assessoria Clínica, está à frente da “Rede de estudos observacionais para monitoramento da efetividade, imunogenicidade e segurança da vacinação contra COVID-19 no Brasil, e história natural da doença em crianças e adolescentes”. A iniciativa, criada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo realizar pesquisas sobre a segurança e efetividade de vacinas contra a COVID-19 no país e fundamentar as estratégias de combate à pandemia.

Os trabalhos, que serão coordenados pela médica Tatiana Guimarães de Noronha, contarão com a participação de diversas instituições de pesquisa. “Essa rede de estudos observacionais envolve dezenas de pesquisadores de diferentes instituições que, com abrangência nacional, aceitaram trabalhar de maneira integrada e complementar, com o objetivo de responder a diversas perguntas elencadas pelo Ministério da Saúde, importantes para o acompanhamento das ações de vacinação no país, em termos de efetividade, imunogenicidade e segurança”, destacou a médica.

Os resultados das análises irão respaldar as estratégias de vacinação implementadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, amparar o planejamento de futuras ações e colaborar para aumentar a confiança da comunidade científica e do público em geral na Política Nacional de Imunização.

“Os resultados dos estudos poderão também gerar um maior conhecimento sobre a história natural da doença COVID-19 em crianças e adolescentes, com aplicabilidade em estratégias futuras de vacinação da faixa etária pediátrica. É, sem dúvida, um trabalho intenso e desafiador, mas ao mesmo tempo muito gratificante”, avaliou Tatiana Noronha.

Ao todo, estão previstos seis estudos em cinco eixos. O eixo 1 tem dois estudos diferentes, em desenho e alvo, e está sob a coordenação direta da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos. Os demais eixos estão sob coordenação direta de outras instituições e pesquisadores:

 

•EIXO I: População Geral. Coordenação: Bio-Manguinhos/Fiocruz

“Efetividade da Vacinação na Síndrome Respiratória Aguda Grave por COVID-19 no Brasil: Análise de Coorte de Vacinados contra COVID-19”.

“Efetividade da Vacinação contra COVID-19 no Brasil: Estudo de Caso-Controle”.

 

•EIXO II: Profissional de Saúde. Coordenação: Hospital Universitário /UNB

“Efetividade e segurança das vacinas COVID-19 distribuídas pelo Programa Nacional de Imunização️: estudo de coorte multicêntrico em profissionais de saúde de instituições hospitalares”.

 

•EIXO III: Comorbidade. Coordenação: Sociedade Brasileira de Reumatologia

“Estudo de Segurança, Efetividade e Duração da Imunidade após Vacinação contra SARS-Cov-2 em Pacientes com Doenças Imunomediadas inflamatória crônicas DIMIC”.

 

•EIXO IV: Crianças. Coordenação: Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF

“COVID-19 Pediátrica: Aspectos Clínicos, Imunológicos e Epidemiológicos”

 

•EIXO V: Intercambialidade. Coordenação: IOC/Fiocruz

“Intercambialidade de Vacinas: Vigilância Virológica e Imunológica da COVID-19 na População nacional”A rede conta com o financiamento do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS).

 

Jornalista: Fernanda Alves. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.