O vídeo Grandes Guerreiros e Guerreiras, produzido em parceria entre a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), e integra o projeto Povos Indígenas da Amazônia no Combate à COVID-19 (Piaac).

No enredo, uma comunidade sente o perigo da chegada de um inimigo desconhecido que coloca em risco a vida de toda a aldeia. Os personagens Kito, Irisa, Wáwéru, Buhtûû e A'iru'acu decidem passar a noite na floresta e têm sonhos assustadores. Coletivamente, decidem voltar para a aldeia e encontram a comunidade em desespero com a chegada de um ser desconhecido. Decididos a ajudar seu povo, foram em busca de orientação com o ancião da aldeia, que havia se recolhido em uma montanha distante.

A obra é feita a partir da cosmovisão indígena, em narrativa que utiliza os idiomas dos seres da floresta e os elementos da ancestralidade, para facilitar o entendimento das crianças indígenas dos métodos de prevenção da COVID-19.

A obra foi produzida, dentre outros, pelos indígenas Anderson Teles Marques, Vera Tukano, Patrícia Guajajara, Kauri Waiãpi, Esco Tikuna, Cledson Karitiana, Alana Manchineri, Mariana Aikanã, Victória Correa, Mateus Compart, Ian Wapichana, Jakeline Carvalho Xavier e Talita Oliveira.

De acordo com a chefe do escritório do Unicef em Manaus, Debora Nandja, a atuação de comunicadores indígenas nos projetos do Piaac facilita a obtenção dos resultados desejados pelo Fundo. “A Rede de Jovens Comunicadores assumiu o protagonismo do projeto na criação e disseminação de informações sobre prevenção à COVID-19 em diversos formatos e línguas indígenas. Além disso, participaram ativamente das atividades de promoção da saúde mental e de proteção de crianças e adolescentes. Os resultados do projeto mostram a importância de fortalecer e mobilizar essa rede de jovens para o nosso planejamento, principalmente, para entender quais são as demandas deles que precisam ser ouvidas, considerando, sobretudo, a interculturalidade em que estão envolvidos”, ressaltou.

 

Assista ao vídeo Grandes Guerreiros e Guerreiras.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Unicef.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.