Entre janeiro e agosto de 2021 o Brasil já possuia 552 casos confirmados de sarampo. Permaneciam em investigação outros 117 casos suspeitos. É o que informa o Boletim Epidemiológico 31 - Volume 52 (Agosto 2021) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, segundo o qual "em 2018 foram confirmados 10.346 casos da doença. No ano de 2019, após um ano de franca circulação do vírus, o país perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”, dando início a novos surtos, com a confirmação de 20.901 casos da doença. Em 2020 foram confirmados 8.448 casos".

Os casos comprovam a necessidade de a população buscar os postos de saúde para se vacinar contra o sarampo.

No período avaliado, atesta o Boletim, além de Amapá, Pará, Alagoas e São Paulo, que já haviam confirmando casos de sarampo, Ceará e Rio de Janeiro confirmaram um caso cada. portanto, o vírus circulava em seis unidades da federação.

2 óbitos

Em 2021, até o período abordado no Boletim Epidemiológico, foram confirmados dois óbitos por sarampo no Amapá: uma criança com sete meses de idade não vacinada (apesar da orientação da Dose Zero em estados com surto) e outra criança de quatro meses de idade (sem indicação de vacinação, por ser menor de seis meses).

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Solidcolours_saude_é_vital.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.