A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novo compêndio de tecnologias inovadoras de saúde para a COVID-19 e outras doenças prioritárias.

De acordo com a instituição, "a pandemia da COVID-19 demonstrou a necessidade por tecnologias inovadoras de saúde, que possam ajudar os países a melhorar seus resultados" no enfrentamento ao quadro de crise sanitária. No entanto, relata a OMS, "muitas das novas tecnologias que chegaram ao mercado são inacessíveis ou inadequadas para países de baixa ou média renda".

O compêndio visa garantir que todos os países se beneficiem de 24 novas tecnologias que podem ser usadas em locais com poucos recursos.

“As tecnologias inovadoras estão acelerando o acesso à saúde em todos os lugares, mas devemos garantir que elas estejam prontamente disponíveis, a preços justos e com qualidade garantida”, afirmou a diretora-geral assistente para Medicamentos, Vacinação e Fármacos da Organização, a brasileira Mariângela Simão. “A OMS continuará a trabalhar com governos, financiadores e fabricantes para promover o fornecimento sustentável dessas ferramentas durante e após a emergência da COVID-19”, concluiu.

Das tecnologias, 15 já estão disponíveis para utilização e nove encontram-se no estágio de protótipos.

 

Acesse o compêndio e conheça cada uma das 24 tecnologias.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Divulgação OMS.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.