"Geração COVID: Responder. Recuperar. Reimaginar." Desta forma, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) abordou nova campanha, uma "jornada visual" sobre a COVID-19 e as crianças ao redor do mundo. Para o Fundo, "mais do que qualquer crise das últimas décadas, a pandemia COVID-19 redefiniu a infância em escala global".

O Unicef lista os efeitos da pandemia na saúde mental das crianças, sua maior vulnerabilidade a abusos, a interrupção e as intercorrências no processo de escolarização para classificar como "impacto catastrófico" a pandemia da COVID-19 sobre a infância. "Em todo o mundo, crianças permanecem no limbo, ansiosas para seguir em frente com seus sonhos e sem controle sobre suas realidades", ressalta o órgão.

A campanha é feita em colaboração com a renomada agência Magnum Photos, criada por Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, George Rodger e David Seymour, e pretende "apresentar um olhar aprofundado sobre as experiências pandêmicas das crianças e jovens em seis países".

Segundo a Diretora Executiva do Unicef, Henrietta Fore, as crianças precisam estar no centro da resposta global à pandemia. "Mais de 750 milhões de crianças são afetadas pelo fechamento parcial ou total de suas escolas, e o primeiro dia de retorno às aulas foi adiado indefinidamente para 140 milhões de crianças. Essas fotos e ensaios revelam os rostos, vozes e humanidade de pessoas que vivem por detrás dos dados e das manchetes. Eles destacam vividamente o quão perturbadores e isolantes os efeitos secundários da COVID-19 têm sido para crianças e jovens. Caio, de 12 anos, luta contra a solidão e fica para trás na escola no Brasil. Zehra, uma refugiada síria de 9 anos na Turquia, não pode ir à escola porque não tem telefone ou computador. Manija, de 11 anos, lida com os efeitos de um incêndio em seu acampamento de migrantes na Grécia. Em última análise, estas são histórias de esperança, de desenvoltura e de resiliência diante do desafio."

Conheça as histórias e confira as imagens:

A Escola das Estrelas - Lesbos, Grécia 

Perturbado em Istasyon - Mardin, Turquia

Esperar em vão - Itacaré, Brasil

Carregando a esperança - Cabo Oriental, África do Sul

Antes, eu era diferente - Lombardia, Itália

Chegando à maioridade, pausado - Nova York, EUA

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Lindokuhle Sobekwa.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.