Um dos grandes objetivos do Ped Talks – programa online exclusivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – é inspirar os pediatras e a população em geral através da história e experiência de diferentes profissionais que fazem a diferença no País. Na quinta edição do projeto, o convidado foi o presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri, que contou sua trajetória na medicina e atuação em diferentes campos da pediatria.

No bate-papo, o especialista destacou a importância da defesa pela vacinação e a valorização da ciência, principalmente nesse momento de pandemia. O encontro foi moderado por Carlos Linhares, psicólogo, cientista social e filósofo; e contou com a participação da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

“O dr. Renato é uma dessas personalidades incansáveis. Ele tem trabalhado de maneira dedicada nesse momento de pandemia, sempre disponível a esclarecer aos médicos e profissionais de saúde, além de colaborar na informação à população - com entrevistas em jornais e emissoras de rádio e televisão, em nome da SBP. É um exemplo para toda a pediatria nacional”, enfatizou dra. Luciana durante a abertura do evento.

O encanto pela pediatria começou durante os primeiros contatos com os pacientes, segundo dr. Renato, que destacou a autenticidade e ingenuidade das crianças como um dos principais fatores da escolha pela profissão, além de ser um campo muito fértil para exercer a medicina. “Em 2021 faço 31 anos em consultório de pediatria. É um prazer enorme e um recomeçar diário. E a gente não cansa, mesmo após todos esses anos”, pontuou.

No decorrer da conversa, os benefícios da vacinação para a saúde pública ganharam destaque. O especialista explicou que as vacinas foram um fator decisivo para o decréscimo da mortalidade infantil, além de auxiliar em diversos outros males. No entanto, ele pontua que a percepção da importância dos imunizantes diminuiu com o tempo. “Os dias de vacinação no país eram comemorados como uma festa. Por que isso mudou? Paradoxalmente, o sucesso das vacinas fez isso. As doenças foram desaparecendo e as pessoas não têm noção do risco. Os pais hoje em dia nem sabem o que é paralisia infantil, coqueluche ou difteria”, explicou.

Nesse sentido, os mitos e receios sobre a vacinação se criam e promovem graves riscos de relaxamento das coberturas vacinais e o retorno de doenças que foram controladas ou erradicadas. “Esse é o nosso maior desafio hoje: a comunicação. Como convencemos as famílias e os profissionais de saúde mais jovens que não dão a devida importância? Daqui para frente precisamos amadurecer o discurso de maneira enfática, tocar o coração das pessoas e motivá-las sobre a necessidade da vacinação”, pontuou dr. Renato.

Questões relacionadas aos desafios no enfrentamento à pandemia também foram abordadas na transmissão. O Dr. Renato fez um alerta para as pessoas que ainda estão inseguras em se imunizarem contra a COVID-19: “todos as quatro vacinas – Pfizer, Astrazeneca, Janssen e Coronavac - são seguras e altamente eficazes na prevenção das formas graves da doença nas pessoas adequadamente imunizadas. Se há uma escolha errada é a de não tomar a vacina”.

A transmissão é aberta a toda a população e pode ser vista pelo site da SBP, ou nos perfis do Facebook e Youtube da instituição.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.