Os diretores-gerais da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Wipo, na sigla em inglês) se reuniram em 15 de junho para "mapear a colaboração no enfrentamento à pandemia da COVID-19 e os desafios globais urgentes que envolvam saúde pública, propriedade intelectual e comércio".

"Conscientes de nossa responsabilidade compartilhada com as comunidades de todo o mundo, que enfrentam uma crise de saúde de gravidade e escala sem precedentes, prometemos trazer toda a extensão da experiência e dos recursos de nossas respectivas instituições para acabar com a pandemia da COVID-19 e melhorar a saúde e o bem-estar de todas as pessoas, em todo o mundo", afirmaram em comunicado conjunto os diretores-gerais.

As organizações ressaltaram o compromisso com o acesso universal e equitativo às vacinas contra a COVID-19, além de medicamentos, tecnologias diagnósticas e demais em saúde, "compromisso ancorado no entendimento de que este é um imperativo moral urgente que necessita de ação prática imediata", ressaltaram.

As instituições decidiram concentrar o apoio por meio de duas iniciativas específicas:

- Colaborar na organização de workshops de capacitação para melhorar o fluxo de informações atualizadas sobre o desenvolvimento de soluções para a pandemia e as respostas para alcançar o acesso equitativo às tecnologias de saúde contra a COVID-19; e

- Implementar plataforma conjunta para assistência técnica tripartite aos países em relação às suas necessidades tecnológicas e médicas contra a COVID-19, "fornecendo um balcão único que disponibilizará toda a gama de especialização em questões de acesso, Propriedade Intelectual e comércio".

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Everythingpossible, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.