Em resposta às demandas de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde (MS), Bio-Manguinhos segue apresentando soluções para apoiar o enfrentamento da COVID-19 no país. Nos últimos meses, de abril a junho, o Instituto obteve o registro de três novos testes rápidos para detecção de antígenos do vírus SARS-CoV-2: o teste rápido (TR) SARS- CoV-2 Ag; o TR DPP COVID-19 Ag (foto ao lado); e o TR COVID-19 Ag. A sigla Ag refere-se a antígeno.

Por serem testes rápidos, dispensam o uso de equipamentos e infraestrutura laboratorial, detectando antígenos do vírus SARS-CoV-2 em secreções nasofaringe em até 15 minutos. O objetivo, ao ofertar os três testes é garantir autonomia e o quantitativo necessário às ações do Ministério, evitando desabastecimento ou falta de insumos.

O TR de Antígeno é uma ferramenta confiável, que demonstra excelente desempenho, quando comparado ao PCR nasal (teste molecular padrão ouro), com mais de 95% de sensibilidade e mais de 99% de especificidade, acessível em larga escala para a detecção de infecções ativas por COVID-19, ajudando a retardar a disseminação do vírus e um maior controle epidemiológico de fronteiras, uma vez que apresenta rapidez no resultado.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Rodrigo Pereira. Imagem:

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.