certificado green it siteBio-Manguinhos recebeu, dia 8 de junho, um certificado em reconhecimento ao comprometimento do Instituto com o meio ambiente, pelo descarte consciente de 557 kg de sucata de cabos que viraram sobras ao longo dos anos em diversos projetos, sendo que 80% foram oriundos das obras do projeto da vacina COVID-19. O feito faz parte da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A unidade foi reconhecida pelo Programa Green IT da Furukawa.

Criado em 2007, o Programa Green IT consiste na permuta de sobras de cabos de comunicação e de energia, de qualquer fabricante, por cabos novos da marca. Esse material é encaminhado para tratamento e reciclagem, transformando-se em matéria-prima para outras indústrias. Já as empresas que aderem ao programa, como Bio-Manguinhos, recebem uma bonificação, por meio de um cheque verde (no valor do peso real do material enviado) que pode ser trocado por produtos novos da marca. Recebem também um certificado de participação no programa, que atesta seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Se descartado de forma incorreta, o PVC contido nos cabos pode levar de 200 a 600 anos para se decompor, e, se for queimado, o material liberaria na atmosfera substâncias altamente tóxicas e prejudiciais à saúde humana.

Desta forma, Bio-Manguinhos conseguiu evitar que 279 kg de materiais contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros industriais; reduzir a extração de 52.915 kg de minério de cobre; e reduzir o consumo de 5.325 kWh, energia suficiente para abastecer 35 residências durante um mês.

Vale ressaltar também que em 2020, 280 toneladas de resíduos sólidos urbanos foram geradas na unidade e 29% destes foram destinados para reciclagem nas cooperativas ou associações de catadores de recicláveis por meio doação.

Na ocasião, Acacio Ferreira Costa, gestor da Seção de Suporte Operacional (Sesup/Ditin), falou dos benefícios da TI verde. “Além da questão da ética ambiental, existe o retorno econômico de ter uma gestão sustentável na nossa divisão. Há alguns anos, a Ditin busca redução dos gastos de energia com um consumo mais inteligente, modernizando nossos equipamentos e liberando o espaço físico com servidores em nuvem”, explicou.

Segundo Acacio, a adoção de uma TI verde é uma tendência mundial e Bio-Manguinhos não poderia ignorá-la. “Nos últimos anos, adotamos o outsourcing de impressão com a implementação de impressoras setoriais compartilhando o uso e incentivando a digitalização na instituição, o descarte adequado de equipamentos, baterias e, agora, com materiais de rede. Sempre buscamos fornecedores e parceiros alinhados com o posicionamento da unidade e que valorizam as boas práticas ambientais”, concluiu o gestor.

O certificado GREEN IT foi entregue pela diretora comercial, Ana Paula Fontes, e pelo Key Account Manager, Edilson Fidelis, ambos do distribuidor LANtele Comercial Elétrica Ltda.

 

Jornalista: Gabriella Ponte. Imagem: Danielle Guedes

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.