A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Alemanha estabelecerão novo centro global para inteligência de pandemias e epidemias, com foco em dados, vigilância e inovação analítica. O centro terá sede em Berlim e trabalhará com parceiros de todo o mundo para “liderar inovações em análise de dados através da maior rede global de dados para prever, detectar, preparar e responder aos riscos pandêmicos e epidêmicos em todo o mundo”, afirmou a OMS em comunicado.

A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou que “a COVID-19 nos ensinou que só podemos combater pandemias e epidemias juntos. O novo Centro da OMS será uma plataforma global para a prevenção de pandemias, e reunirá diversos órgãos governamentais, acadêmicos e instituições do setor privado”.

O Centro da OMS para Inteligência em Pandemias e Epidemias faz parte do Programa de Emergências de Saúde da Organização e será mais um instrumento de colaboração entre países e parceiros não-estatais, “impulsionando inovações para aumentar a disponibilidade e a vinculação de diversos dados; o desenvolvimento de ferramentas e modelos preditivos para análise de risco; além do monitoramento de medidas de controle de doenças, aceitação das comunidades e combate às infodemias”, complementou a OMS em seu comunicado.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Etajoefoto, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.