Em um instituto como Bio-Manguinhos, compartilhar e gerir conhecimento científico e tecnológico é extremamente importante. As Transferências de Tecnologia (TT) em Bio têm como foco principal absorver os conhecimentos para as áreas produtivas e controle de qualidade, visando entregar produtos ao Ministério da Saúde, para atender às demandas da população. No entanto, os conhecimentos advindos das TT podem ajudar a acelerar o Desenvolvimento Tecnológico (DT) e, até então, não existia um processo estruturado para a incorporação dos conhecimentos de TT pelo DT. Para o estabelecimento desse processo, foi criada a INI30.

Essa iniciativa nasceu a partir da revisão do planejamento estratégico. “A iniciativa visa buscar uma solução para incorporar os conhecimentos obtidos nas TT no DT de forma sistemática e natural, sem sobrecarregar as equipes de TT e produção e sem infringir os contratos”, resumiu Aline de Oliveira, líder da INI30 desde 2019.

“A trajetória da nossa unidade foi construída com um longo histórico de parcerias de sucesso e de fornecimento ao SUS de produtos que foram incorporados através de acordos de TT. Com esta iniciativa, visamos aproveitar o potencial máximo dos contratos de TT e melhorar a capacidade de inovação de Bio-Manguinhos. Esta iniciativa visa também criar uma cultura de compartilhamento de informações entre as diferentes áreas de Bio, para que possamos nos conhecer melhor e atuar mais unidos para atendimento das necessidades de saúde pública brasileira, tanto através de TT quanto através de DT de produtos inovadores”, destacou a líder.

Para desenvolver a melhor solução, foi realizado um diagnóstico em duas etapas. “A primeira se baseou nas entrevistas de 35 líderes de Bio-Manguinhos, a partir das quais obtivemos mais de 200 conceitos que foram organizados para gerar as Diretrizes para Incorporação do Conhecimento, que já foram validadas com diversas áreas (VDTEC, Cotec, NITBio, Dinne, Asspo, Espro, Gepro e Chefia de Gabinete). Agora estamos na segunda etapa de diagnóstico, em que precisamos contar com a participação de todos os colaboradores de Bio-Manguinhos, para responder um questionário. A partir da contribuição de todos, concluiremos o desenho da solução que será apresentado para a Diretoria para ser implementado”, explicou Aline.

A iniciativa é composta por uma equipe multidisciplinar. Já fizeram parte da equipe: Sheila Barbosa (VDTEC), Livia Rubatino (NIT-Bio), Cintia Costa (NIT-Bio), Daniel Ribeiro (Cotec), Miguel Herrera (Cotec), Priscila Martins (Dequa) e Giselle Barros (DEPFI). A equipe atual é composta por: Aline de Oliveira (VDTEC), Ivna Silveira (VDTEC), Ana Carolina Magalhães (Cotec), Gisele Chads (VDTEC), Elena Caride (VDTEC), Luciane Gaspar (VDTEC), Guillermo Marini (VDTEC), Renata Chagas (VDTEC), Ana Paula Carvalho (DIBIO), Leticia Reis (Cotec), Manuel Lira (Cotec) e Driele das Neves (VGEST).

 

Jornalista: Gabriella Ponte. Imagem: user11244696, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.