Nos últimos três anos, Bio-Manguinhos consolidou sua atuação no programa Inova Fiocruz, participando de suas modalidades com diferentes projetos e iniciativas.

Em 2018, primeiro ano da iniciativa, o Instituto atraiu financiamento para 6 propostas, tanto na modalidade de Ideias Inovadoras quanto na de Novos Produtos.

Em 2019, atraiu financiamento para três de suas propostas, já em meio ao investimento próprio no InovaLabs, no qual quatro projetos internos foram qualificados e três permaneceram até o final da competição, com um deles ganhando o 3º lugar no overall ranking.

Em 2020, com o surgimento da COVID-19, Bio-Manguinhos submeteu um número maior de propostas, a maioria sobre a nova doença e seu vírus causador, o SARS-CoV-2.

“Atraímos financiamento para nove destes projetos, que se estabeleceram como prioridades dentre nossas atividades de combate ao SARS-CoV-2. Uma única participação ficou no InovaLabs, um projeto de interesse de Bio-Manguinhos com patente vigente em PCT (sigla em inglês para Tratado de Cooperação de Patentes)”, afirmou o vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Instituto, Sotiris Missailidis.

Além dos projetos próprios, o Instituto participa do Inova Fiocruz de outras formas, como por exemplo na participação de seus profissionais como avaliadores em projetos de terceiros.

Missailidis e os gerentes de programas (vacinais virais, vacinas bacterianas, biofármacos e reativos para diagnóstico), e até outros gerentes de Bio-Manguinhos, têm participado ativamente nas avaliações dos projetos do InovaLabs nos Demo Days, e nos eventos de Café com Inovação, com o propósito de trazer propostas inovadoras dos Inovas, voltadas a produto, para as unidades produtivas da Fiocruz, para sua avaliação e apoio no desenvolvimento, registro e comercialização do produto proposto.

“Este apoio gerou parcerias entre Bio-Manguinhos e grupos de outras unidades da Fiocruz, e em algumas ocasiões resultou no desenvolvimentos de protótipos ou avaliações de tecnologias que estão avançando para registro de produto, principalmente na área do diagnóstico, cujo tempo de desenvolvimento é menor, ao mesmo tempo em que amadurecem parcerias em biofármacos e vacinas”, ressalta o vice-diretor.

Por fim, Missailidis relata que a participação de Bio-Manguinhos no programa Inova Fiocruz “é fundamental para financiar propostas inovadoras de pesquisadores do Instituto em suas buscas por provas de princípio, a fim de proporem novos projetos para a carteira de Bio-Manguinhos".

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Fiocruz.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.