O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) realiza, de 3 a 5 de maio, o V Simpósio Internacional em Imunobiológicos de forma on-line. A imprensa pode acompanhar o evento se cadastrando em isi.bio.fiocruz.br.

O ISI foi concebido inicialmente como um evento científico com o objetivo de estimular o desenvolvimento em biotecnologia no Brasil, assim como a produção na fronteira da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T &I) sobre imunobiológicos na região da América Latina e Caribe (LAC). Hoje, além do fomento à inovação com geração de conhecimento de ponta, visa o networking entre especialistas para acelerar o desenvolvimento de soluções em biotecnologia para os problemas de saúde pública. Com estas iniciativas, Bio-Manguinhos estimula novas abordagens, processos e tecnologias, além de identificar talentos e favorecer a participação de pesquisadores oriundos de outras instituições do país e do exterior.

O evento tem presença confirmada de palestrantes renomados que abordarão temas inovadores e conta com exposição de trabalhos inéditos sobre vacinas, reagentes para diagnóstico e biofármacos, em associação com apresentações de trabalhos selecionados. Soma-se o Innovation Hub, um espaço projetado especialmente para estimular a colaboração e parceria entre os pesquisadores e empreendedores interessados em conhecer sobre as tecnologias e infraestruturas para o desenvolvimento tecnológico disponíveis na Fiocruz e, ao mesmo tempo, para apresentar suas próprias soluções, produtos e desenvolvimentos a outros pesquisadores, empresas e investidores.

Da programação, destacam-se palestras e mesas-redondas como Fighting COVID-19: achievements and prospects, Overview on COVID-19 vaccines, How the pandemic changed the biopharma industry, Biopharmaceuticals Technological Trends e Low Vaccinal Coverage: how to tackle the problem?.

Dentre os participantes, destaques para Ann Lindstrand (Organização Mundial da Saúde), Socorro Gross e Jarbas Barbosa (Organização Pan-Americana da Saúde), Sandra Deotti (Programa Nacional de Imunizações), Santiago Cornejo (COVAX Facility), Sue Ann Costa Clemens (Universidade de Siena), Jean Stéphenne (Curevac), George Siber (Universidade Johns Hopkins), Ralf Clemens (Instituto Internacional de Vacinas), James Crowe (Universidade Vanderbilt), Cristiano Behringer Ferrari (Nordika Brasil), Gustavo Mendes Lima Santos (Anvisa), Michel Nussenzweig (Universidade Rockfeller), Janice M. Reichert (A Sociedade dos Anticorpos), Antonio Moreira (UMBC/EUA), Jessica Shearer (PATH), Isabella Ballalai (Sociedade Brasileira de Imunizações) e Martin Bonamino (Instituto Nacional do Câncer).

O evento terá as seguintes atividades:

Palestras e Mesas redondas com especialistas nacionais e internacionais

• Sessão de pôsteres científicos

• Innovation Hub

• Feira de Startups

• Simpósios satélites

• Networking areas

Confira a programação completa

90 trabalhos inéditos voltados a novos produtos e serviços

Além das palestras e debates, um grupo de 90 trabalhos inéditos foi selecionado para exposição através de pôsteres ao longo dos três dias do evento, com sete destes tendo apresentações orais. Eles se destacam por retratar a recente produção científica e atuais desafios do setor para o desenvolvimento de vacinas, biofármacos, reagentes para diagnóstico, gestão na indústria farmacêutica e outros temas relacionados.

Desses trabalhos, os três melhores receberão os Prêmios Oswaldo Cruz (1º lugar); Carlos Chagas (2º lugar); e Alcides Godoy (3º lugar). Além desses, três prêmios serão oferecidos para o melhor trabalho de Jovem Talento Científico (até 26 anos de idade): Prêmio Henrique de Azevedo Penna, Prêmio Evandro Chagas e Prêmio Sérgio Arouca.

Innovation Hub e dois simpósios satélite

Organizado para cientistas, empreendedores e empresas de biotecnologia acelerarem o desenvolvimento de soluções inovadoras para a saúde pública, o Innovation Hub tem o tema Biotech Innovation as a core value in Brazil e é projetado para empreendedores interessados em conhecer as tecnologias e infraestruturas para o desenvolvimento tecnológico disponíveis na Fiocruz e, ao mesmo tempo, para apresentar suas próprias soluções, produtos e desenvolvimentos a outros pesquisadores, empresas e investidores.

O evento contará ainda com dois simpósios satélite, Development of the Brazilian Health Industrial Complex and the national legacy through the manufacture of biological medicines, promovido pela Sandoz; e Risk of resurgence of poliomyelitis in Brazil, promovido pela Sanofi.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.