casos simpDe acordo com o Boletim Epidemiológico 12, Volume 52 do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 813 casos da Síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) temporalmente associada à COVID-19 até 13 de março de 2021, dos quais 51 evoluíram para óbito.

Os casos foram em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Dos casos, 76,7% possuem evidência laboratorial de infecção recente pelo SARS-CoV-2 - os demais (23,3%) histórico de contato próximo com caso confirmado para COVID-19. A predominância de infecções ocorreu em crianças menores, nas faixas etárias de 0 a 4 anos (41,9%) e de 5 a 9 anos (34,3%). Dentre os óbitos, 47,1% ocorreram em crianças de 0 a 4 anos.

Registraram casos 26 unidades da federação, das quais 17 com registro de óbitos. A maior concentração de casos notificados desde o início da pandemia ocorreu em São Paulo, Pará e Bahia.

Histórico

Durante pico da pandemia da COVID-19 na Europa, em abril, surgiu o alerta sobre a identificação de uma nova apresentação clínica em crianças, possivelmente associada à infecção pelo Sars-CoV-2, em diferentes países. Posteriormente ela foi definida como Multisystem inflammatory syndrome in children (MIS-C), traduzido para o português como síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P). Em 24 de julho, o Ministério da Saúde implantou o monitoramento nacional da ocorrência da SIM-P temporalmente associada à COVID-19.

A doença possui, segundo o Ministério da Saúde, “amplo espectro de sinais e sintomas, caracterizada por febre persistente acompanhada de um conjunto de sintomas que podem incluir gastrointestinais – com importante dor abdominal – conjuntivite, exantema (rash cutâneo), erupções cutâneas, edema de extremidades, hipotensão, dentre outros. Os sintomas respiratórios não estão presentes em todos os casos. Há importante elevação dos marcadores inflamatórios e o quadro clínico pode evoluir para choque e coagulopatia”.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Rawpixel.com, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.