No dia 5 de abril, o Laboratório de Experimentação Animal (Laean) de Bio-Manguinhos deu um passo importante para ampliar o seu escopo de atuação. Isso porque foram iniciadas atividades de Nível de Biossegurança Animal 3 (NBA-3), após o laboratório passar por obras de adequação para atender aos requisitos exigidos em legislação, se tornando o único da Fiocruz com autorização para estas atividades.

A partir de agora, o Laean está apto a trabalhar com microrganismos da classe de risco 3 em animais. Segundo o gerente do laboratório, Rodrigo Müller, a obtenção dessa autorização, abre novas possibilidades. “Ampliamos a nossa atuação, trazendo novas oportunidades para desenvolvimento de novos produtos. São novos desafios que teremos pela frente”, afirmou.

Neste primeiro momento, o laboratório irá trabalhar em projetos de desenvolvimento de vacina (profilaxia) e anticorpo monoclonal (tratamento) voltados à COVID-19, da Vice-diretoria de Desenvolvimento Tecnológico (VDTEC). Antes de iniciar as atividades, no entanto, uma equipe de nove pessoas passou por treinamento específico sobre procedimentos de segurança e manipulação.

Outra conquista veio na última semana: o Laean obteve parecer favorável da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para poder manipular animais geneticamente modificados.

 

Jornalista: Rodrigo Costa Pereira. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.