Bio-Manguinhos participou, no dia 25 de fevereiro, do “Seminário de Doenças Reumáticas do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro”, que foi transmitido pelos canais do Facebook e Youtube do Conselho. Estavam reunidos representantes de associações de pacientes reumatológicos, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, médicos reumatologistas e ortopedistas da rede, conselheiros de saúde, membros da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e profissionais de Acesso e Assuntos Médicos da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos (Asclin).

A farmacêutica Aline Dockhorn, da área de Acesso e Assuntos Médicos da Asclin, trouxe a discussão do que é o acesso farmacêutico. “A riqueza de detalhes das falhas de interface entre os serviços e atores fez surgir a ideia de trabalhar um grupo que desenhasse a jornada do paciente reumatológico no estado do Rio de Janeiro. Como encaminhamento desse evento, temos a proposta do projeto da jornada do paciente que será coordenado pela nossa área”, explicou.

O projeto tem no seu escopo a criação de documento do itinerário terapêutico do paciente reumatológico no estado do Rio de Janeiro, que poderá contribuir para o enfrentamento das barreiras de acesso, fomentando estratégias e inovação para diminuir essas barreiras. Ainda, vai fomentar a discussão em termos de acesso, farmacoeconomia e farmacovigilância. Isso tudo envolvendo diversos atores do Sistema Único de Saúde.

Confira o seminário na íntegra aqui.

 

Jornalista: Gabriella Ponte. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.