A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) publicou o Boletim Epidemiológico 8 - Volume 52, março de 2021, com números das arboviroses urbanas causados por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes (dengue, chikungunya e zika) no período entre 03/01/2021 e 27/2/2021, disponíveis no Sinan Online.

"Desde fevereiro de 2020, o Brasil enfrenta uma pandemia da COVID-19 e, desde a confirmação dos primeiros casos, observou-se uma diminuição dos registros de casos prováveis e óbitos de dengue. Esta diminuição pode ser consequência de uma subnotificação ou atraso nas notificações das arboviroses associadas a mobilização das equipes de vigilância e assistência para o enfrentamento da pandemia e ao receio da população em procurar atendimento em uma unidade de saúde", informa o material.

Portanto, informa o Boletim, é importante intensificar o controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, e a organização dos serviços de saúde para evitar o aumento expressivo de casos e óbitos.

Foram notificados 72.093 casos prováveis de dengue no Brasil. Em comparação ao mesmo neste período de 2020, significa redução de 75% de casos registrados. Já a febre chikungunya gerou notificação de 5.193 casos prováveis. A infecção pelo vírus Zika ocorreu em 327 casos prováveis.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Raquel Portugal e Rodrigo Mexas, Fiocruz Imagens.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.