casos simp 2020De 1º de abril de 2020 a 13 de fevereiro de 2021, foram notificados 736 casos confirmados da Síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P), temporalmente associada à COVID-19 (SIM-P) em crianças e adolescentes de zero a 19 anos de idade, dos quais 46 resultaram em óbito - significando uma letalidade de 6,3%.

Dos casos, 566 (77%) tiveram confirmação laboratorial e 170 casos (23%) foram avaliados pelo critério clínico-epidemiológico, pelo fato de os pacientes terem tido contato com pessoas com casos confirmados para COVID-19. Houve predominância de crianças nas faixas etárias de 0 a 4 anos (41,4%) e de 5 a 9 anos (34,1%). Dos óbitos, 50% ocorreram em crianças de 0 a 4 anos.
A Síndrome ocorreu em 25 estados, e os óbitos em 17. Os estados que mais notificaram casos confirmados foram São Paulo, Pará e Ceará. Cerca de 30% das crianças e adolescentes apresentavam algum tipo de comorbidade préexistente e 61% necessitaram de internação em unidade de terapia intensiva (UTI).

Os dados constam do Boletim Epidemiológico 06 - Volume 52, publicado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde em fevereiro de 2021.

Atenção aos sintomas

Os sintomas mais comumente relatados foram dor abdominal, náuseas ou vômitos, presentes em 78% dos casos; alterações mucocutâneas (59%), disfunções cardíacas (41%), hipotensão arterial ou choque (37%) e alterações neurológicas como cefaleia ou confusão mental (30%). Cerca de 58% dos pacientes também apresentaram sintomas respiratórios.

O que é a SIM-P

Durante o pico da pandemia da COVID-19 no continente europeu, ocorrido em abril de 2020, houve alertas em diferentes países sobre a identificação de nova síndrome em crianças, possivelmente associada com à infecção pelo vírus causador da COVID-19, o Sars-CoV-2. A nova doença foi definida posteriormente como Síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P).

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Rawpixel, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.