No último dia 11 de fevereiro foi comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Para celebrar a data, instituída em 2015 pela Organização das Nações Unidas, a Fiocruz preparou uma programação on-line com palestras e mesas redondas com a participação de mulheres que são referência na Instituição. Entre as convidadas, a vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos marcou presença representando a Unidade em mesa redonda que discutiu o papel das mulheres no enfrentamento à COVID-19 na Fiocruz.

O bate-papo, realizado no próprio dia 11, também contou com a presença de outras pesquisadoras importantes das diversas unidades da Fiocruz, como Fabiana Damásio (Fiocruz Brasília), Margareth Dalcomo (Escola Nacional de Saúde Pública), Margareth Portela (Escola Nacional de Saúde Pública), Marilda Siqueira (Instituto Oswaldo Cruz) e Valdiléa Veloso (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas). A mediadora foi a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), Cristiani Vieira Machado.

Durante o encontro, Rosane apresentou as iniciativas de Bio-Manguinhos no enfrentamento à COVID-19, desde a criação e produção de kits diagnósticos, no início da pandemia, até, mais recentemente, o gerenciamento e submissão contínua da documentação regulatória para a produção nacional da vacina em parceria com a AstraZeneca. "Hoje, para a coroação de todo o nosso trabalho, começamos a formular o primeiro lote da vacina Bio-Manguinhos/Fiocruz. Estamos muito felizes com todos os marcos que alcançamos até aqui. Estamos trabalhando intensamente não só para entregar as doses aguardadas, mas também para internalizar essa produção para que até dezembro possamos estar produzindo também o IFA nacional", celebrou.

Rosane também fez questão de destacar o papel das pesquisadoras mulheres em todas as frentes de trabalho desenvolvidas por Bio-Manguinhos. "Vale frisar que muitas das gestoras que estão à frente deste trabalho são mulheres, muito dedicadas e com muita motivação e garra pra que a gente consiga alcançar esse nosso objetivo", pontuou.

A programação apresentou ainda materiais inspiradores para as meninas que sonham em formar carreira na área científica, como um vídeo da série "Mulheres na Fiocruz: Pioneiras", criado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC) e que homenageia as pesquisadoras Anna Kohn, Monica Barth e Luiza Cristina Krau (In memoriam), e o lançamento do e-book "Menina Hoje, Cientista Amanhã", produzido pela Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz.
Toda a programação pelo Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi transmitida e está disponível no canal oficial da Fiocruz no YouTube. Acesse e confira!

 

Jornalista: Thais Christ. Imagem: Divulgação Fiocruz

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.