O Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS) da Fiocruz promoveu, no dia 18/2, o webinário ‘Vacinas e vacinação: desafios da equidade’, onde especialistas discutiram a distribuição da vacina COVID-19 no Brasil e no mundo.

O evento abordou questões como as tecnologias disponíveis para o desenvolvimento de vacinas, a urgência apresentada pelo cenário pandêmico e a falta de informações precisas sobre a COVID-19, que criaram um panorana inédito na produção de imunizantes na história mundial.

Em sua apresentação, Akira Homma mostrou quais são as vacinas em desenvolvimento no Brasil e no mundo, e os desafios enfrentados para a viabilização das doses no menor tempo possível. Ele também destacou a importância da vacinação em massa e do investimento na área de ciência, tecnologia e inovação.

“Para haver o controle da pandemia, é necessário vacinar toda a população o mais rapidamente possível”, destacou o assessor científico sênior de Bio-Manguinhos.

O vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz, Marco Krieger, apresentou o processo de análise que levou a Fiocruz, através de Bio-Manguinhos, a optar pela produção da vacina desenvolvida por Oxford/AstraZeneca. Ele também mostrou os investimentos que estão sendo feitos pela Fundação para aprimorar a produção de vacinas no país.

“Lançamos o edital para a construção do maior parque de tecnologia da América Latina, em Santa Cruz, e estamos disponibilizando uma área, que não existia no Brasil, para a produção, segundo os requisitos internacionais das Boas Práticas de Laboratório (BPL/GLP), de lotes clínicos de vacinas. O que estamos vendo hoje com relação às vacinas é uma mudança de paradigma. Temos que usar as novas tecnologias para os novos desafios e para os velhos problemas que continuamos enfrentando”, destacou Krieger.

Também participaram da discussão o vice-diretor-geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Jarbas Barbosa , e o ex-ministro da Saúde (2006/2007), José Agenor Álvares. O evento foi apresentado pelo diretor do Cris, Paulo Buss, e teve mediação da médica e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo.

 

Confira a íntegra do evento no canal de youtube Vídeo Saúde Distribuidora.

 

Jornalista: Fernanda Alves. Imagem: Antonio Solano, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.