vacinas vacinacao covid 19A gerente do Programa de Vacinas Virais de Bio-Manguinhos, Elena Caride, participou no último dia 26 de janeiro do webinário "Vacinas e vacinação contra a COVID-19", promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - CREMERJ. Voltado para médicos e acadêmicos de Medicina do estado do Rio de Janeiro, o evento abordou desde o desenvolvimento das vacinas e suas diferentes tecnologias até os desafios para elaboração de um Plano Nacional de Vacinação e como lidar com o excesso de informações da pandemia e como responder aos pacientes.

Abrindo o encontro, o presidente do CREMERJ, Walter Palis, ressaltou a importância de eventos como este para a formação continuada dos médicos do estado. Na sequência, a conselheira Célia Regina da Silva destacou o empenho do Grupo de Trabalho sobre Vacinas e Imunizações do CREMERJ na captação dos palestrantes e na organização do webinário.

Dando início ao webinário, Elena abordou o processo de desenvolvimento das vacinas para COVID-19 e a corrida mundial por um imunizante eficaz e seguro para a população, destacando a rapidez no processo de desenvolvimento da vacina, graças ao rápido sequenciamento genético do vírus causador da doença. "O primeiro caso de COVID-19 foi notificado em Wuhan no dia 31 de dezembro de 2019 e em 11 de janeiro de 2020 já tínhamos acesso à sequência genética do vírus. Graças a isso, em apenas dois meses o primeiro candidato à vacina já pôde entrar em fase clínica, com estudos em humanos", explicou.

Ela também apresentou uma breve retrospectiva sobre a evolução do processo de desenvolvimento de imunizantes, desde os primeiros, criados em 1750, de forma empírica, até os dias de hoje, o que também possibilitou a criação de potenciais vacinas em um menor período de tempo. Essa evolução se reflete nas diferentes tecnologias empregadas na produção destes imunizantes. "A maioria das vacinas candidatas para a COVID-19 são de terceira geração, o que significa que essa evolução tem um impacto relevante na capacidade mundial de responder".

Elena também apresentou o trabalho do Grupo de Prospecção de Bio-Manguinhos, que mapeou os projetos internacionais de desenvolvimento de vacinas e suas respectivas plataformas, e que levou o Ministério da Saúde a optar pela parceria com a AstraZeneca para produção nacional de um imunizante. Entre os dados apresentados, um mapa com a estimativa de tempo de produção de cada vacina de acordo com sua tecnologia e um raio-x das que estão em teste ou aplicação no Brasil. "Vale lembrar que, além dos estudos clínicos internacionais, há ainda 16 projetos envolvendo instituições brasileiras que se encontram em fase pré-clínica ou de pesquisa para o desenvolvimento de vacinas próprias", explicou.

Além de Elena, também participaram do webinário do CREMERJ o Dr. Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, que apresentou como está atualmente o cenário das vacinas contra COVID-19 em uso e em estudos; a Dra. Carla Domingues, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, que dissertou sobre os desafios para elaboração de um Plano Nacional de Vacinação; e a Dra. Isabella Ballalai, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Vacinas e Imunizações do CREMERJ, que abordou o aspecto da pandemia no trato com os pacientes e na filtragem das inúmeras informações.

No próximo dia 5 de fevereiro, Elena participa de novo webinário sobre o desenvolvimento de vacinas para a COVID-19, agora organizado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - IBCCF, da UFRJ. Além do cenário global atual de imunizantes contra a doença, ela também irá falar sobre as ações da Fiocruz no combate à pandemia. O encontro será aberto ao público geral e pode ser acompanhado por meio do canal do IBCCF no YouTube.

 

Jornalista: Thais Christ. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.