promocao saude politicas vacinacaoO Centro de Estudos da Anafe (Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais) promoveu, no dia 27 de janeiro, a primeira edição do evento “Diálogos institucionais”. Com o tema “A Fiocruz e a Advocacia Pública no contexto da pandemia da COVID-19”, foi convidada a médica da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos Tatiana Noronha, que falou sobre o papel da Fiocruz e a política de controle da COVID-19.

Tatiana iniciou fazendo uma apresentação institucional da Fiocruz, mostrando como está estruturada e organizada a nível nacional, e em seguida apresentou Bio-Manguinhos e sua atuação, não apenas na produção de imunobiológicos, mas também nos campos da pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Trabalhamos com desenvolvimento autóctone, iniciando pelo desenvolvimento da molécula em laboratório, passando pela avaliação pré-clínica, fase clínica, escalonamento para uma produção maior e posteriormente pelo registro. Temos um trabalho muito forte também por meio das parcerias para transferência de tecnologia, e alianças estratégicas”, explicou.

Em seguida, Tatiana adentrou o tema do evento, abordando a capacidade de Bio-Manguinhos em dar respostas rápidas em momentos de emergência sanitária, citando como exemplo a de meningite em 1976, os surtos de febre amarela em 2017 e de sarampo em 2019, além da atual pandemia da COVID-19. “Atuamos na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Desenvolvemos um kit molecular para diagnóstico da COVID-19 em tempo recorde, 40 dias após o primeiro caso no país. Com a alta produção e entrega destes kits, foi necessário também apoiarmos a rede de laboratórios públicos na ampliação do processamento das amostras. Colaboramos com o Ministério da Saúde na implantação de unidades de apoio à COVID-19 em diferentes estados, incluindo uma em Bio-Manguinhos”, citou.

E não foi só. “Estamos colaborando em estudos epidemiológicos, para conhecer melhor o comportamento da doença. Temos participação no estudo clínico liderado pela OMS – Solidarity - para identificação de medicamentos eficazes e também sobre vacinas em desenvolvimento. Ou seja, trabalhamos com ações estratégicas para dar respaldo ao Ministério, que vão além da oferta da vacina”, afirmou ela.

A médica ressaltou a segurança das vacinas, explicando que há um controle rigoroso e, após o registro, uma vigilância e monitoramento contínuos da sua efetividade. “Existe todo um rigor regulatório, há sempre uma avaliação de risco x benefício. A comunidade científica acompanhou muito de perto todos os projetos para garantir os requisitos mínimos de segurança e eficácia. Todos os dados estão disponíveis em artigos científicos, além dos dossiês regulatórios enviados às agências”.

Para concluir, Tatiana resumiu a importância das vacinas na frase de Stanley Plotkin: “Com exceção da água potável, nenhuma outra modalidade (nem mesmo os antibióticos) teve tanto resultado na redução da mortalidade e no crescimento populacional como as vacinas”.

 

Você pode assistir ao evento completo no canal da Anafe no YouTube.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Rodrigo Pereira. Imagem: Jcomp, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.