livro artigos covid 19“Pela capacidade de ceifar vidas humanas, destruir economias, mexer com as emoções de milhares de pessoas, produzindo medo e solidão, de expandir-se por todos os países do mundo e deixar imensas dúvidas sobre o futuro, a pandemia da COVID-19 é um dos maiores acontecimentos de repercussão global dos últimos cem anos da história da humanidade. Na realidade, o transcurso do processo, desde seu início até aqui, mostrou que se trata, mais do que de uma pandemia, de uma sindemia, permeada por uma infodemia”. O trecho foi retirado de Diplomacia da Saúde e COVID-19: reflexões a meio caminho, livro organizado pelo ex-diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, e coordenador adjunto do Cris/Fiocruz, Luiz Eduardo Fonseca.

“A meio caminho por duas razões: porque realmente estamos a dez meses de sua chegada e ela se encontra ainda em expansão no mundo e recrudescendo onde já passou, deixando um triste rastro de mortes e sequelas; e porque, portanto, a resposta que o conjunto de atores da cena política e técnica internacional, que temos a pretensão de examinar, também se encontra a meio caminho”, explicam os organizadores da obra.

O livro reúne uma série de artigos escritos por diversos pesquisadores da Fiocruz sobre temas como Geopolítica depois da pandemia; Transformação estrutural para além de um novo normal; Medicamentos e vacinas; Covid-19 nas Nações Unidas; Respostas das Instituições Financeiras Internacionais à Pandemia; A resposta à Covid-19 no continente africano: União africana e a criação do CDC África; entre diversos outros.

 

Acesse Diplomacia da Saúde e COVID-19: reflexões a meio caminho.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Fonte: Informe Ensp. Imagem: Editora Fiocruz.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.