reuniao comite emergencia omsA sexta reunião do Comitê de Emergência convocada pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional em relação à COVID-19 ocorreu em 14 de janeiro.

O diretor do Departamento de Informação de Emergência de Saúde e Avaliação de Risco da OMS forneceu uma visão geral da evolução tanto da pandemia quanto do progresso da implementação das Recomendações Temporárias, feitas em 30 de outubro. A OMS avaliou o nível de risco global como “muito alto”, em parte por conta de relatórios recentes sobre as novas variantes do vírus Sars-CoV-2.

Já o diretor do Departamento de Imunização, Vacinas e Produtos Biológicos da OMS apresentou o status do cenário e introdução das vacinas para a COVID-19. Segundo a organização, “o Comitê reconheceu os desafios colocados pelo envio tardio de dados de vacinas de alguns fabricantes à OMS. Esses atrasos de dados afetam a capacidade da OMS de fornecer listas de uso de emergência que, em última instância, afetam o acesso equitativo à vacina”.

O Comitê concordou ainda, por unanimidade, que a pandemia da COVID-19 “ainda constitui um evento extraordinário, um risco à saúde pública para outros Estados por meio da disseminação internacional, e continua a exigir uma resposta internacional coordenada. Como tal, o Comitê concordou que a pandemia de COVID-19 permanece emergência de saúde pública de interesse internacional”.

 

Confira a íntegra do comunicado da OMS

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Starline, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.