Na tarde deste sábado (23/1), Bio-Manguinhos/Fiocruz liberou ao Ministério da Saúde (MS) dois caminhões com as duas milhões de doses da vacina COVID-19 (recombiannte) importadas do Instituto Sérum, da Índia. As doses foram enviadas ao almoxarifado do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, onde foram sepradas para distribuição aos estados brasileiros.

As vacinas chegaram a Bio-Manguinhos no início da madrugada de sábado, e passaram por conferência e avaliação de temperatura para verificar se estavam em perfeitas condições, após o trajeto da viagem vindo da Índia. Pela manhã, teve início o processo de etiquetagem de quatro mil caixas, que receberam adesivo com informações técnicas em português, como lote, fabricação, validade, temperatura, entre outras. Cada caixa contém 50 frascos e 500 doses da vacina.

Após a etiquetagem, ainda foi feita uma conferência do protocolo de produção e ocorreu a liberação de documentação pela Garantia da Qualidade. Ainda no sábado (23/1), também foram coletadas amostras pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) para análise de protocolo e liberação do produto para que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) pudesse distribuir aos estados. Toda a operação para liberação das vacinas seguiu normalmente, sem intercorrências e dentro do cronograma.

 

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias. Imagem: Paulo Schueler.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.