vacinas2A edição 36 - Suplemento 2 da revista Cadernos de Saúde Pública, publicada em 2020, trouxe o artigo "Acesso a vacinas no Brasil no contexto da dinâmica global do Complexo Econômico-Industrial da Saúde", de autoria dos pesquisadores Carlos Augusto Grabois Gadelha, Patricia Seixas da Costa Braga, Karla Bernardo Mattoso Montenegro e Bernardo Bahia Cesário.

No resumo, os autores afirmam que:

"Este estudo investigou as principais tendências econômicas, da estrutura de mercado, e da produção e inovação em vacinas contra doenças infecciosas, em âmbito global e nacional, observando os reflexos no acesso à vacinação no Brasil e sustentabilidade do Sistema Único de Saúde. Para atualização do panorama mundial de P&D e de mercado, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e, utilizada a base de dados de inteligência competitiva. Para a compreensão da inserção do Brasil nesse contexto, segundo enfoque estrutural do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, foram levantadas informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Programa Nacional de Imunização e da base Questel Orbit Intelligence, referentes à proteção patentária no país; identificadas as tecnologias transferidas para as instituições públicas nacionais; e investigada a evolução do déficit da balança comercial em saúde."

Confira a íntegra de Acesso a vacinas no Brasil no contexto da dinâmica global do Complexo Econômico-Industrial da Saúde

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Paulo Schueler

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.