O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou uma campanha para conscientizar mães, pais e demais responsáveis sobre a eficácia e a segurança das vacinas de rotina, como as contra sarampo e pólio, para crianças menores de 5 anos. Os materiais contam com personagens da Turma da Mônica, juntamente com seus pais e mães, que passam várias mensagens sobre essas vacinas, como elas agem e por que são importantes para a saúde das crianças.

Para elaborar a campanha, o Unicef usou como base um vasto material produzido pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e o amplo conhecimento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que também assinam a campanha. Um guia sobre Campanhas de Vacinação, encomendado pelo Unicef à Universidade de Yale, também foi usado na elaboração de todos os textos da campanha. Todos os cards da campanha podem ser encontrados aqui.
Essa campanha faz parte de uma parceria global do Facebook e do Unicef, chamada Insights for Impact, que usa dados agregados e anonimizados de conteúdos no Facebook, para gerar análises de tendências e que são usadas para subsidiar tanto a parte criativa da campanha, como a parte estratégica, indicando potenciais públicos-alvo, temas, linguagem, entre outros.

Isso permite a elaboração de uma campanha mais assertiva, focada em gerar mudanças de percepção e de comportamento. Além da análise prévia de dados, será feita uma pesquisa posterior, que medirá a lembrança dos usuários e também a sua percepção quanto à eficácia e à segurança das vacinas.

“A vacinação de rotina para crianças menores de 5 anos vem sofrendo constantes quedas desde 2015. Mesmo sem os dados consolidados das coberturas vacinais em 2020, a pandemia certamente contribuiu ainda mais para o agravamento desse cenário. Poder contar com a credibilidade e a expertise da SBIm, da SBP, com os dados agregados do Facebook e a simpatia dos personagens da Turma da Mônica é extremamente importante para o trabalho de conscientização da importância da vacinação de rotina”, afirma Cristina Albuquerque, chefe da área de Saúde e HIV do Unicef no Brasil.

“A campanha faz parte do nosso compromisso com os direitos das crianças dentro da parceria com o Unicef. Já estivemos juntos em outras ocasiões levando informações sobre a importância de vacinar nossas crianças e entendemos que, neste momento, era preciso voltar a alertar os pais e responsáveis sobre esse cuidado. Nada melhor que o carisma dos personagens para chamar a atenção para informações trazidas por instituições com toda a credibilidade”, afirma o desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica.

A personagem Mônica é embaixadora do Unicef desde 2007. Em 2018, Mônica emprestou sua força para alertar pais, mães e responsáveis de que a vacinação é um direito da criança e um dever da família, da sociedade e do Estado, participando da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e pólio.

 

Fonte: SBIm

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.