A infectologista da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos Tatiana Noronha representou o Instituto no Congresso Brasileiro de Reumatologia 2020, em 22 de novembro. Tatiana apresentou a palestra "Vacina febre amarela em dose reduzida, 10 anos depois protege?" e discutiu sobre a duração da imunidade induzida por esse imunobiológico. Este é o maior evento anual da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), que reúne especialistas de todo o país.

Tatiana apresentou os resultados, ainda não publicados, do estudo de duração da imunidade humoral 10 anos após a vacinação com febre amarela em dose padrão e doses reduzidas, ocorrida em 2009. Essa vacinação ocorreu em naquela ocasião, durante o estudo de dose-resposta liderado pelo ex-assessor científico sênior de Bio, Reinaldo Menezes, e que respaldou a indicação da dose fracionada em 2016 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como estratégia de uso emergencial durante o surto da doença.

“Com esse estudo, fechamos um ciclo de avaliação da duração da imunidade das doses reduzidas após 10 anos da sua aplicação. Os resultados foram semelhantes à avaliação da imunidade humoral realizada oito anos após a vacinação, ou seja, 10 anos após a vacinação, não houve diferença em relação a resposta de anticorpos, entre a dose plena e doses reduzidas, para aqueles indivíduos que responderam a vacinação com doses reduzidas 30 dias após a vacinação, e sustentaram a resposta 10 meses e 8 anos após a vacinação”, explicou Tatiana. As principais perguntas foram relacionadas a necessidade de revacinação. Este tema ainda está em discussão pela OMS.

Outro tema bastante discutido foram os biossimilares, que vem ganhando cada vez mais espaço entre os reumatologistas, trazendo à tona sua importância para a sustentabilidade dos sistemas de saúde, bem como a experiência segura com os biossimilares em outros países e o crescente interesse das indústrias farmacêuticas na sua produção. Até pouco tempo, o tema não era debatido em congressos e agora vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas.

 

Jornalista: Gabriella Ponte. Imagem: Vectorspace, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.