Bio-Manguinhos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), promoveu três webinars em outubro para abordar temas relacionados à farmacovigilância junto à médicos, farmacêuticos e enfermeiros. O objetivo foi estimular estes profissionais a notificarem possíveis eventos adversos, fortalecendo o sistema de farmacovigilância nacional.

Os três webinars foram abertos pelo presidente da SBR, José Roberto Provenza, e contaram com moderadores desta sociedade: Valderílio Feijó, Antonio Sacafuto e Vander Fernandes.

No primeiro webinar, a vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos, Rosane Cuber enfatizou as políticas públicas para ampliação de acesso a medicamentos e a necessidade de garantir a sustentabilidade do sistema público de saúde.

No segundo webinar, a médica da Assessoria Clínica do Instituto Patrícia Mouta apresentou as práticas relacionadas à segurança do paciente, com foco na notificação de eventos adversos a medicamentos.

No último webinar, o farmacêutico responsável pela farmacovigilância de Bio-Manguinhos, Paulo Takey, apresentou a experiência do Instituto na farmacovigilância de seus produtos, exemplificando relatos de eventos adversos. Karen Fleck, da Gerência de Farmacovigilância da Anvisa, apresentou como a agência regulatória recebe, analisa e compartilha dos dados com a base de dados mundial da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Bio-Manguinhos irá participar do 37º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que será promovido online pela SBR de 19 a 22 de novembro. A infectologista da Assessoria Clínica Tatiana Noronha ministrará a palestra “Vacina febre amarela em dose reduzida, 10 anos depois protege?”.

 

Jornalista: Gabriella Ponte. Imagem: Macrovector, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.