A vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos, Rosane Cuber, participou de dois webinars sobre biofármacos e biossimilares. Ela ministrou palestras no “Webinar do capítulo PDA Brasil: Biotecnologia / Terapia celular e gênica / Biossimilar / Produto de ciclo de vida - RDC 301” e no “Fórum Brasileiro de Farmacoeconomia de medicamentos biológicos e inovadores 2020”.

No primeiro evento, ela fez a apresentação “A visão do setor público dos biossimilares e biológicos no Brasil: produção, estratégias para atender o SUS, infraestrutura e tech transfer” em 21 de outubro.

Já no segundo evento, fez a palestra “Políticas públicas para ampliação de acesso a medicamentos biológicos - A importância de diminuir a dependência de tecnologia externa”, ocorrido em 23 de outubro.

Em ambas ocasiões, o objetivo principal foi ressaltar como as estratégias de desenvolvimento tecnológico autóctone e de transferência de tecnologia suportados pelas Política de Inovação e Política de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs) do Ministério da Saúde proporcionam que Bio-Manguinhos entregue para o Sistema Único de Saúde (SUS) esses medicamentos biológicos de altas complexidade e valor agregado.

Rosane detalhou as etapas de uma PDP, como se dá o processo produtivo (upstream e downstream) e os estudos pré-clínicos e clínicos. Ela explicou todo o fluxo de uma transferência de tecnologia e suas vantagens para a autossuficiência e sustentabilidade do SUS. Rosane mostrou os requisitos de Boas Práticas de Fabricação e como funciona o Sistema da Qualidade.

 

Jornalista: Gabriella Ponte. Imagem: Anyaivanova, Freepik

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.