Pela primeira vez, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão participar de reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira participação dos "pacientes-testemunho" está prevista para ocorrer na 93ª reunião, que ocorre em dezembro. Os relatos não poderão ultrapassar 10 minutos.

O Ministério informa que a participação "visa humanizar ainda mais a relação entre pacientes ou familiares que usam o serviço do SUS e as tecnologias incorporadas ao tratamento das doenças". A pasta lembra que a participação da sociedade já ocorre através de consulta pública, mas esta "é a primeira vez em que o paciente ou usuário do SUS tem a oportunidade de contribuir diretamente antes da elaboração da recomendação inicial".

Durante o momento de apreciação dos temas, os usuários do SUS poderão apresentar ao Plenário da Conitec suas experiências com determinada condição de saúde, ou levem depoimentos sobre um ponto de vista, como quem está ou vive ao lado de pacientes. "Aspectos ligados à vida real podem apresentar considerações importantes para o processo de análise de incorporação de um medicamento ou procedimento na rede pública de saúde", afirma o Ministério.

Serão abordados, dentre os temas previstos para a pauta da 93ª reunião da Conitec:

- Canabidiol 200mg/ml para tratamento de epilepsias refratárias da criança e do adolescente aos tratamentos convencionais;

- Flucitosina para tratamento da meningite criptocócica e demais formas de neurocriptococose;

- Dicloridrato de sapropterina para tratamento de pacientes com fenilcetonúria a partir de cinco anos;

- Tafamidis meglumina para tratamento da cardiomiopatia amiloide associada à transtirretina do tipo selvagem ou hereditária, classes NYHA II e III, em pacientes acima de 60 anos de idade.

 

Jornalista: Paulo Schueler, com informaçõs do Ministério da Saúde. Imagem: Stories, Freepik.

 

{backbuton}

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.