Em 2020, o Dia das Crianças ocorre em meio à Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, ótima oportunidade para relembrar a importância e necessidade de manter atualizada a caderneta de vacinação dos pequenos. O feriado pode ser aproveitado dialogando com as crianças sobre a importância da ciência e da promoção da saúde. No site de Bio-Manguinhos, a Casa do Zé Gotinha oferece ótimas opções.

Estão disponíveis para download gratuito três edições da revistinha educativa Clubinho de Bio, recheadas de jogos infantis como o quiz da saúde, sete erros, figuras para colorir e caça-palavras – todos com temas que abordam saúde, vacinação, meio ambiente e higiene.

Também podem ser baixados livros para o público infanto-juvenil que ajudam a entender melhor como as bactérias e vírus agem em nosso corpo e como as vacinas nos protegem. Um deles ensina de maneira divertida e simples sobre insetos. E, para completar, uma obra retrata o cientista Oswaldo Cruz e o Castelo da Fundação. Estes livros foram produzidos por Bio-Manguinhos e Museu da Vida.

A Casa do Zé Gotinha oferece aida a série de animação “Um cientista, uma história”, breves vídeos que contam a biografia de 30 nomes importantes da ciência brasileira, como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.

Outro destaque é a animação "A importância das vacinas", vídeo com Akira Homma, uma das 20 maiores personalidades do mundo em vacinas e assessor científico sênior de Bio-Manguinhos/Fiocruz, que explica a importância da vacinação.

Zé Gotinha

O Zé Gotinha foi um personagem criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa para a campanha de vacinação contra o vírus dapoliomieliterealizada peloMinistério da Saúde. Seu principal objetivo era tornar ascampanhas de vacinação mais atraentes para as crianças. O nome Zé Gotinha foi escolhido nacionalmente através de um concurso promovido pelo Ministério da Saúde com alunos de escolas de todo o Brasil. Assim, começou a divulgação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, nos jornais, TVs e rádio. Além de conscientizar sobre a importância da vacinação desta doença, o Zé Gotinha também é utilizado para alertar sobre a prevenção de outras, como, por exemplo, sarampo.

Campanha de Vacinação

Passado o feriado, não se esqueça: a Campanha de Multivacinação vai até 30 de outubro. Proteja seus filhos, leve-os aos postos de vacinação!

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Bernardo Portella.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.