ze gotinha site casa ze gotinha grande interna

O Zé Gotinha foi um personagem criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa para a campanha de vacinação contra o vírus dapoliomieliterealizada peloMinistério da Saúde. Seu principal objetivo era tornar ascampanhas de vacinação mais atraentes para as crianças. O nome Zé Gotinha foi escolhido nacionalmente através de um concurso promovido pelo Ministério da Saúde com alunos de escolas de todo o Brasil. Assim, começou a divulgação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, nos jornais, TVs e rádio. Além de conscientizar sobre a importância da vacinação desta doença, o Zé Gotinha também é utilizado para alertar sobre a prevenção de outras, como, por exemplo, sarampo.

Assista os vídeos abaixo e saiba mais sobre o personagem:

Clubinho de Bio

A revistinha educativa Clubinho de Bio traz o calendário básico de vacinação e diversos jogos infantis, como o quiz da saúde, sete erros, figuras para colorir e caça-palavras – todos com temas que abordam saúde, vacinação, meio ambiente e higiene. Ele é entregue nos eventos que acontecem na Fiocruz e também está disponível em PDF. Confira abaixo.

pdf icon relClique nos botões abaixo das imagens para baixar os arquivos

Livros e cartilhas

Estes livros vão te ajudar a entender melhor como as bactérias e vírus agem em nosso corpo e como as vacinas nos protegem. Além disso, aprenda de maneira divertida e simples sobre insetos. Para completar, conheça melhor sobre o cientista Oswaldo Cruz e o Castelo da Fundação. Estes livros foram produzidos por Bio-Manguinhos e Museu da Vida

pdf icon relClique nos botões abaixo das imagens para baixar os arquivos

Você sabia?

Os gráficos abaixo explicam como as vacinas são produzidas e também qual o caminho que elas percorrem até proteger você.

pdf icon relClique e salve as imagens.

Um cientista, uma história

Desde outubro de 2015, o Canal Futura exibe a série de animação “Um cientista, uma história”, que conta a biografia de 30 nomes importantes da ciência brasileira, como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e muitos outros. A produção é feita em parceria com o SESI. Veja todos os episódios nesse link.

Confira abaixo alguns vídeos: