lives sobre covid19Nas últimas semanas, profissionais de Bio-Manguinhos têm participado de várias lives sobre a COVID-19. No dia 15 de setembro, o assessor científico sênior de Bio-Manguinhos, Akira Homma; e o diretor, Mauricio Zuma; participaram da Jornada de Inverno, evento online organizado pela Associação de Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob) que discutiu a produção de vacinas e soros no combate à COVID-19 e o papel estratégico dos laboratórios públicos na proteção da sociedade brasileira.

Akira, que mediou o debate que também contou com apresentações de representantes dos institutos de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Vital Brazil e Butantan, além da Fundação Ataulpho de Paiva, afirmou ser importante o país investir em diferentes vacinas para COVID-19. “Nós não sabemos exatamente qual será a vacina com segurança e eficácia para a imunização da população. Apostar em apenas uma opção não é positivo. Quanto mais opções de imunização e tratamento nós tivermos, melhor”, afirmou o assessor científico de Bio. Assista ao bate-papo completo na página da Alfob no Facebook, clicando aqui.

Dois dias depois (17/9), a imunologista do Laboratório de Tecnologia Imunológica (Latim), Juliana Melgaço, representou Bio-Manguinhos no simpósio virtual “Abordagens e desafios para desenvolvimentos de diagnósticos, fármacos e vacinas para COVID-19”, parte de uma série de encontros sobre COVID-19, organizada pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).

Juliana apresentou “O desafio da imunidade protetora à COVID-19: o que esperar de uma vacina”, em que abordou questões de imunidade na produção de anticorpos após a fase de convalescência, duração da imunidade, imunidade de rebanho e, principalmente, o papel da resposta das células T na imunidade natural e como elas ajudam a avaliar uma vacina. “Foi importante abordar também o porquê de uma vacina demorar para ser liberada, explicando as fases de desenvolvimento e produção”, afirmou. A íntegra da live está disponível no canal da SBBq, no YouTube. Assista aqui.

No mesmo dia, a gerente do Programa de Vacinas Virais do Instituto, Elena Caride, participou do webinar “Desafios do Retorno Escolar”, promovido pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj). Ela falou sobre a vacina COVID-19. Também participaram Aberlado Bastos, Tania Petraglia e Isabella Ballalai, todos da Soperj, e Rafaella Leal, que faz parte do quadro da Soperj e do Cremerj. O link desta live não foi disponibilizado pela Soperj.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Rodrigo Pereira. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.