Membros da Comissão Externa do Coronavírus da Câmara dos Deputados estiveram, nesta terça-feira (28/7), na Fiocruz para conhecer as atividades voltadas para o enfrentamento da pandemia, em especial no que diz respeito à vacina contra a COVID-19, cujo acordo está sendo discutido com a biofarmacêutica AstraZeneca, detentora dos direitos da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, para compra de lotes e transferência de tecnologia para Bio-Manguinhos.

Para iniciar a agenda da visita, a presidente da Fiocruz apresentou as ações que a Fundação vem realizando de forma articulada com o Ministério da Saúde. Entre os destaques, ações de vigilância, educação, pesquisa, inovação tecnológica, produção de vacinas e medicamentos; a atenção direta aos pacientes contaminados pela doença no Centro Hospitalar para a Pandemia de COVID-19; o papel de Fundação na produção dos testes e na ampliação da capacidade nacional de testagem à população; e o trabalho envolvido na prospecção e fabricação especificamente da vacina contra a doença.

 

fiocruz bio manguinhos visita comissao externa camara deputados 2b

 

Nísia explicou aos parlamentares os detalhes da negociação para a produção da vacina desenvolvida pela universidade britânica. O acordo prevê a aquisição de 30,4 milhões de doses do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) ainda durante a realização dos estudos clínicos, para processamento final e controle de qualidade, sendo 15,2 milhões de doses em dezembro e 15,2 milhões de doses em janeiro do ano que vem.

Ao término dos estudos e com a eficácia da vacina comprovada, está prevista a aquisição de mais 70 milhões de doses do IFA e a absorção total da tecnologia por Bio-Manguinhos. Durante o encontro, a Comissão se comprometeu a apoiar a Fundação nas negociações, que incluem, entre outros aspectos, uma medida provisória, já chamada de MP da Vacina, que segue em andamento pelo governo federal e prevê recursos na ordem de R$ 2 bilhões.

 

fiocruz bio manguinhos visita comissao externa camara deputados 3b

 

Após a recepção no Castelo Mourisco, a comitiva se dividiu em dois grupos para visitar as instalações de Bio-Manguinhos em que será produzida a vacina – o Centro de Processamento Final e o Centro Henrique Penna - e da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da COVID-19 da Fiocruz.

Em Bio-Manguinhos, os parlamentares foram recebidos pelo diretor de Bio, Maurício Zuma, pelo vice-diretor de Produção, Luiz Lima, pela vice-diretora de Gestão e Mercado, Priscila Ferraz e o pelo chefe de gabinete, Daniel Godoy, e puderam conferir de perto o passo a passo que envolve a fabricação de uma vacina e a tecnologia empregada.

 

fiocruz bio manguinhos visita comissao externa camara deputados 4b

 

Segundo Zuma, "estamos trabalhando fortemente para internalizar a tecnologia de formulação e envase e de produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo da vacina contra a COVID-19 em Bio-Manguinhos, considerando o tempo que a ciência permite e a urgência que o tema requer. Temos muito orgulho em poder mostrar para essa Comissão nossas capacitações técnicas e tecnológicas, necessárias para viabilizar o fornecimento desse imunobiológico à população a partir da sua aprovação pela autoridade regulatória."

Também participaram da visita a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mario Moreira, e o chefe de gabinete da presidência, Valcler Rangel.

 

fiocruz bio manguinhos visita comissao externa camara deputados

 

Da Comissão, estiveram presentes o presidente dr. Luizinho Teixeira (PP-RJ) e os deputados federais Carmen Zanotto (Cidadania-SC), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Chico D’Angelo (PDT-RJ), Alexandre Padilha (PT-SP), Carla Dickson (Pros-RN), Christiano Aureo (PP-RJ), Soraya Manato (PSL-ES), Mariana Carvalho (PSDB-RO), Hiran Gonçalves (PP-RR), Pedro Westphalen (PP-RS), General Peternelli (PSL-SP), Antônio Brito (PSD-BA), Rodrigo Coelho (PSB-SC), Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) e Alessandro Molon (PSB-RJ). A comitiva contou ainda com a participação de Patricia Ferraz (PODE-AP), suplente do deputado Vinicius Gurgel (PL-AP), do vereador Felipe Michel (Progressistas-RJ) e dos assessores Daniela Sholl, Thiago Medeiros e Monique Monteiro.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Bio-Manguinhos com informações da Agência Fiocruz de Notícias. Imagens: Talita Wodtke, Bio-Manguinhos/Fiocruz

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.