Neste 2020, o Dia Olímpico, celebrado em 23 de junho, marcou o estabelecimento de parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) através da campanha #HEALTHYTogether.

A iniciativa tem por objetivo incentivar população em todo o planeta a se manter saudável e colaborar na redução da propagação e do consequente impacto da COVID-19 nas vidas e nos sistemas de saúde.

Os três parceiros, além de atletas olímpicos, estão divulgando informações sobre saúde pública, na expectativa de inspirar as pessoas a se comportarem de forma a conter a pandemia do novo coronavírus. Eles ainda fornecem dicas de como manter as saúdes física e mental durante o período de isolamento social – com os atletas ensinando exercícios.

Pesquisa da Organização Mundial da Saúde comprovou que uma parcela considerável de pacientes que apresentaram os sintomas mais graves da COVID-19 já viviam com, ou tinham hábitos que as colocavam em vias de adquirir, doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

De acordo com o secretário-geral da ONU, António Guterres, “o movimento olímpico e seus atletas sempre trouxeram o melhor da humanidade e a ONU tem o prazer de trabalhar com o Comitê Olímpico Internacional e a Organização Mundial da Saúde, convidando as pessoas de todos os lugares a se unirem e estarem saudáveis juntos”.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que “os atletas olímpicos nos ajudarão a defender populações mais saudáveis para garantir que as pessoas sejam tão resistentes quanto nossos sistemas de saúde devem ser para combater a COVID-19”.

Já o presidente do COI, Thomas Bach, ressaltou que “nos últimos meses, vimos a importância do esporte e da atividade física para a saúde e o bem-estar. E trabalhando em conjunto com a OMS e a ONU, podemos dar outro passo juntos. Pediremos aos nossos atletas olímpicos que ajudem a compartilhar as informações e as melhores práticas que o mundo precisa agora”.

 

Saiba mais sobre a iniciativa no hotsite especial

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler, com informações da ONU. Imagem: Sion PIcs, Freepik

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.