fa-100x100Subiu para sete o número de municípios com registro de macacos mortos por febre amarela no Estado do Rio. De acordo com a secretaria estadual de Saúde, foi confirmado um novo caso em Petrópolis, na Região Serrana. Após a confirmação, foi anunciado que a vacinação contra a doença em Petrópolis será intensificada na Região Serrana. Teresópolis e Nova Friburgo também reforçarão ações, assim como Guapimirim, Duque de Caxias e Nova Iguaçu - essas últimas na Baixada Fluminense. 

Entre as localidades que tiveram casos de macacos encontrados mortos está Maricá, na Região Metropolitana do Rio. O município também registrou a morte de uma pessoa. As outras localidades que registraram a morte de macacos foram São Sebastião do Alto, Campos dos Goytacazes, Carmo, Rio das Flores e Macaé.

Na quarta-feira, a secretaria estadual de Saúde já havia confirmado a sétima morte por febre amarela em humanos. Ao todo, já foram registrados 16 casos da doença em todo o Estado do Rio. O novo caso foi registrado no município de Porciúncula. Foi a segunda morte causada pela doença na cidade.

 

febre-amarela-agencia-brasil

O imunizante, produzido por Bio-Maguinhos, foi distribuído para
os 92 municípios do estado. Imagem: Agência Brasil

 

Distribuição de vacinas

Segundo a Secretaria de Saúde, 4.975.425 de doses de vacina contra febre amarela foram distribuídas para os 92 municípios do estado. A prioridade foi para a lista que inclui 65 municípios considerados mais vulneráveis, de acordo com a análise da subsecretaria de Vigilância em Saúde. Das 65 cidades, 55 já tiveram disponibilizadas doses em quantidade suficiente para imunização do público-alvo. Entre elas, Macaé e Silva Jardim.

No fim do mês passado, foi confirmado o primeiro caso da doença na Região Metropolitana do Rio. Um morador de Maricá faleceu no Hospital Evandro Chagas, da Fiocruz, no Rio, em decorrência da doença. Por causa disso, o município, que fica a 52km do Rio, decidiu intensificar a vacinação em 14 bairros da sua zona rural.

 

Fonte: O Globo

 

Leia mais:

arrow-2 Informações sobre febre amarela

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.