A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que o Espírito Santo é considerado área de risco para febre amarela. Por isso, a recomendação é de que todos os viajntes internacionais se vacinem contra a doença antes de visitarem qualquer localidade do estado. A determinação foi divulgada nesta segunda-feira (6), no site da Organização.

No estado, já são 20 mortes por febre amarela confirmadas pela Secretaria da Saúde. A morte de macacos por febre amarela já foi confirmada na capital, na Serra e em Cariacica.

 

yellowfever-430x285

É recomendável se imunizar contra febre amarela pelo menos
10 dias antes de viajar para áreas endêmicas como Espírito
Santo. Imagem: Bernardo Portella - Ascom / Bio-Manguinhos

 

A recomendação do Secretariado da OMS levou em consideração a velocidade de propagação observada no estado, a proximidade da área urbana de Vitória de epizootias e casos humanos em investigação para infecção de febre amarela, assim como a implementação da campanha de vacinação contra febre amarela.

O atual conselho do Secretariado da OMS para viajantes internacionais que se dirijam para áreas do Brasil consideradas em risco, incluindo o Estado do Espírito Santo em sua totalidade, é o seguinte:


- Vacinação contra febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem, levando em consideração as peculiaridades de cada caso;
- Adoção de medidas para evitar picadas de mosquitos;
- Consciência dos sintomas e sinais da febre amarela;
- Procurar cuidados em caso de sintomas e sinais de febre amarela, durante a viagem e no regresso de áreas com risco de transmissão da febre amarela.

 

Fonte: G1 / Espírito Santo

 

Leia mais:

arrow-2 Informações sobre febre amarela

 

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.