O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) obteve registro do Kit ZDC, novo conjunto de testes que auxiliará as ações de enfrentamento da situação de emergência sanitária causada pelas epidemias de vírus zika, dengue e chikungunya, publicado no Diário Oficial da União dessa segunda-feira 19/12/2016.

O diagnóstico precoce pode auxiliar de sobremaneira no manejo clínico dos pacientes e na indução de providências adicionais relacionadas à vigilância epidemiológica e prevenção de novos casos. Ele permite obter resultados positivos para mais de um destes agravos, sendo o diagnóstico diferencial indispensável.

 

zdc-globo

Assista a reportagem do Jornal Nacional: https://goo.gl/T1lbyi

 

Os primeiros lotes para atendimento ao SUS já estão sendo produzidos, podendo chegar a 1 milhão de reações por ano. A manutenção das entregas se dará conforme a demanda do Ministério da Saúde, mesmo que seja superior a esta quantidade estimada inicialmente. “Temos satisfação em entregar esta inovação à sociedade brasileira. Estamos mobilizados para responder à grave situação do vírus zika e da microcefalia, e esta é parte importante dos nossos esforços”, disse o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, acrescentando que a ação é resultado do esforço do Gabinete Para o Enfrentamento à Emergência Epidemiológica em Saúde Pública da Fiocruz.

A produção e nacionalização dos kits poderá representar uma economia de mais de 50% aos cofres públicos, pois atualmente os insumos são obtidos de fornecedores internacionais. A estimativa de custo para realização do diagnóstico é de U$ 20 por teste simultâneo para os 3 vírus. O teste permite o diagnóstico durante a manifestação dos sintomas clínicos destas infecções. O kit é versátil, podendo ser usado para o diagnóstico laboratorial dos três vírus, para dois ou para cada um separadamente.

 

Jornalista: Paulo Schueler

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.