antitabaco-100x100Qualquer fumante sabe que abandonar o cigarro é uma medida fundamental para melhorar a sua qualidade de vida, evitar doenças e viver mais. Mas essa é uma missão desafiadora para a maior parte dos tabagistas. Uma pesquisa da Unifesp mostrou que nove em cada dez fumantes gostariam de largar o cigarro, sendo que a maioria (63%) já tentou fazê-lo, sem sucesso. Em Bio-Manguinhos, desde 2008, o programa Bio Livre do Tabaco (BLT) ajuda os fumantes a deixarem o vício para trás.

No Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco (31/5), o Programa de Valorização e Reconhecimento do Departamento de Recursos Humanos (PRV/Dereh) presenteou os colaboradores que conseguiram vencer esse desafio com uma muda de planta. O gesto foi para lembra-los dessa vitória e estimula-los a se manterem firmes na decisão, o que para Beatriz Ayres é o mais difícil. “O programa me ajudou muito, com o acompanhamento dos profissionais e mais ainda com os adesivos usados no tratamento. Parei de fumar há cinco anos, e o mais difícil não foi parar mas me manter longe do cigarro”, afirma ela.

 

 antitabaco-interna

Colaboradores do PRV entregam mudas de plantas como
um 
reconhecimento aos que pararam de fumar

 

Adenauer Cruz Teixeira, do Departamento de Controle da Qualidade, é outro exemplo de superação. Foi preciso duas tentativas. A primeira foi por conta própria, e não conseguiu parar de fumar completamente. “Fumava menos. Mas não parei por completo. Com o programa, eu consegui, mas não foi fácil”. Para ele, sua decisão só trouxe benefícios. “Minha capacidade respiratória melhorou bastante, a qualidade do meu sono aumentou e meu paladar também está melhor”.

O programa BLT teve início em 2008, se espelhando em um já existente na rede pública municipal. A ideia era facilitar a participação dos funcionários, oferecendo o programa no local de trabalho. Desde então, 256 colaboradores, de Bio e da Fiocruz, já participaram. Em média, 40% largaram o cigarro. Os encontros acontecem uma vez por semana na Seção de Medicina do Trabalho e são restritos aos funcionários. Para se inscrever, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Jornalista e imagem: Rodrigo Pereira - Assessoria de Comunicação/Bio-Manguinhos

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.