As principais tendências em aptâmeros foi o tema do workshop, que contou com as presenças dos especialistas Henning Munich, Antero de Andrade, Luiz Ricardo Goulart e Sotiris Missailidis., durante o III Simpósio Internacional de Imunobiológicos. Amesa foi apresentada pela coordenadora do Laboratório de Hantaviroses e Riquitioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Elba Lemos.

Vinte e cinco anos após sua descoberta, os aptâmeros - estruturas de RNA ou DNA de fita simples ou dupla, selecionados por sua alta afinidade e especificidade contra alvos de interesse - ainda continuam em voga e são alvo de diversos estudos. A utilização de aptâmeros se dá pelo baixo custo, fácil capacidade de reprodução, caráter estável em armazenamento de longo prazo, tamanho pequeno, funcionamento como inibidores ou antagonistas, sendo mais específicos que moléculas pequenas. "Essas estruturas são extremamente flexíveis, podendo ter suas bases facilmente modificadas", destaca o biotecnologista no Laboratório de Anticorpos Monoclonais de Bio-Manguinhos, Sotiris Missailidis.

 

aptameros

Aptâmeros são estruturas de RNA ou DNA de fita
simples ou dupla. Imagem: Creative Commons

 

Histórico e potencial de mercado

O uso dos aptâmeros para terapias começou com o Macugen. Atualmente, diversos deles são utilizados em quimioterapia direcionada, com ação mais focada. Também são utilizados, para alvos dentro das células, nanopartículas com aptâmeros, como o anti-PSMA. Atualmente, há no mercado 60 empresas que trabalham com aptâmeros, sendo que poucas delas os vendem como reagentes substitutos de anticorpos monoclonais. "Os aptâmeros permanecem como um mercado crescente, com muitas oportunidades de desenvolvimento. Aprendemos com as primeiras estruturas e estamos avançando na parte clínica", conclui Sotiris.
 

arrow-2Acesse a matéria completa no hotsite do evento.


arrow-2Acesse nos links abaixo suas apresentações:

Sotiris Missailidis - Aptâmeros: 25 anos depois
Henning Ulrich - Aptamers: From Cell Surface Protein Targeting Towards Applications in Diagnosis and Therapy
Antero Ribeiro de Andrade - Aptamers in the development of new radiopharmaceuticals

Jornalista: Isabela Pimentel 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.