Para mostrar como o Brasil tem lidado com o desafio de combater o vírus zika e as doenças neurológicas a ele associadas, a assessora científica sênior de Bio-Manguinhos, Cristina Possas, foi convidada para ministrar três conferências em Seul, na Universidade Nacional de Seul e no CDC local.

Este convite da Coréia do Sul foi motivado pela conferência anterior feita pela pesquisadora em fevereiro deste ano sobre o tema na Universidade de Harvard, onde atuou por dez anos como cientista visitante, após o seu pós-doutorado em Saúde Internacional nesta Universidade. "No encontro, abordei o zika e as suas manifestações neurológicas do ponto de vista transdisciplinar, destacando a especificidade da resposta brasileira diante da complexidade dos desafios que se apresentam ao enfrentamento do surto", conta.

 

zika-seul

A assessora científica sênior de Bio-Manguinhos, Cristina Possas, 
participou de evento internacional sobre o tema. Imagem: Divulgação



Em 4 de abril, a especialista fez uma apresentação no JW Lee Center for Global Medicine da Universidade Nacional de Seul e nos segundo e terceiro dias ministrou conferências para imunologistas, virologistas, epidemiologistas e profissionais que lidam com controle de vetores. No último dia foi convidada para uma audiência com o prefeito de Seul e pelo JW Center for Global Medicine para retornar a Seul em junho próximo para proferir uma nova conferência sobre o tema em uma reunião com as metrópoles da Ásia sobre doenças infecciosas e zika.

Foi também convidada pelo canal de televisão sul-coreano KBS para uma entrevista que integrará um documentário que será realizado no Brasil agora em abril sobre zika.  Ao fim da rodada de conferências e reuniões, membros de diversas organizações científicas discutiram a possibilidade de cooperações e criação de linhas de pesquisa com o Brasil para combate ao zika. "Foi incrível ver o interesse e a preocupação das autoridades e da população sul-coreana com este novo desafio na saúde pública global", destacou.

 

Jornalista: Isabela Pimentel

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.