O Sistema Único de Saúde (SUS) e a 15ª Conferência Nacional de Saúde foram os temas motivadores da realização do I Diálogos PenseSUS, organizado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz), na Biblioteca de Manguinhos, entre os dias 29 e 30 de setembro.

Participaram representantes de instituições como o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Nísia Trindade, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, ressaltou a articulação política existente, principalmente sobre a importância da comunicação para efetivar conhecimento da população sobre os caminhos do sistema de saúde.  “Se a gente pensa que saúde é democracia, é impossível pensar em democracia sem pensar na comunicação e nas relações de poder em torno dela”, apontou Nísia, citando o recente documento publicado pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz em defesa do SUS.

 

pensesus dentro

Evento ocorreu no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Imagem: Divulgação

 

Confira os vídeos com as íntegras das palestras e apresentações:

- Reflexões e perspectivas para a participação social em saúde
- Comunicação e Informação em pauta: o que isso tem a ver com direito à saúde
- Comunicação, Informação e Direitos Humanos
- Descentralização, regionalização, articulação em rede e intersetorialidade   

 

Jornalista: Paulo Schueler

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.