img peq vacinacao carnavalAlém das preocupações com a fantasia perfeita, uma pochete para guardar itens de valor e a lista de todos os bloquinhos para não perder nenhum momento de folia, é preciso tomar alguns cuidados para que a festa do carnaval não acabe em cinzas. Como anda a sua carteira de vacinação?

Muitas pessoas desconhecem a importância de estar com as vacinas em dia, mas essa deve ser uma preocupação também nos dias de festa, porque a grande aglomeração de pessoas seja nos bloquinhos de ruas, nos desfiles de carnaval ou em micaretas, pode levar o contágio de possíveis doenças.

A médica epidemiologista de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Eliane Matos alerta sobre a importância de que crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos estejam com as suas vacinas em dia. “Durante o carnaval costumam acontecer aglomerações de pessoas, e com isto vem o risco aumentado também para as doenças de transmissão respiratória, para acidentes como quedas e com material perfurocortante, com vidros quebrados”.

Algumas doenças que podem ser prevenidas por vacinas são: tétano, Covid-19, gripe, sarampo, hepatite B, e até mesmo o HPV, que é contraído através das relações sexuais.

O melhor de tudo é que a prevenção para essas doenças pode acontecer de forma gratuita para a população. Isso porque muitas dessas vacinas são produzidas por Bio-Manguinhos/ Fiocruz e disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira AQUI o Calendário Vacinal de 2024 e curta a folia com proteção.

Texto: Maria Amélia Saad
Imagem: Denisgrishyn, Freepik

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.