img site dia nacional doador sangue No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue, com objetivo de prestar homenagem a todos os doadores de sangue, bem como conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato de solidariedade.

Com uma única doação é possível salvar até quatro vidas de pessoas que estão em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.

O Kit NAT e o Kit NAT Plus, produzidos por Bio-Manguinhos, já testaram juntos mais de 37 milhões de bolsas de sangue, detectando os alvos malária, HIV/AIDS, hepatite B e hepatite C. Por meio dessa plataforma de diagnóstico é garantida mais segurança às transfusões de sangue, e no caso do alvo malária incluído no Kit NAT Plus, permitindo a redução de 12 meses para um mês do período de impedimento à doação de sangue de pessoas que estiveram em áreas endêmicas para malária, possibilitando aumentar as doações. O uso também é indicado para amostras de doadores de órgãos ou doadores falecidos em parada cardiorrespiratória, ampliando a proteção em transplantes.

Além disto, pelo alcance nacional da atuação da Hemorrede, este novo alvo malária contribuirá com informações epidemiológicas importantes para o Plano Nacional para a eliminação da doença no Brasil.

Segundo o consultor da Vice-diretoria de Reativos para Diagnóstico (VDIAG), o médico João Baccara, os Kits NAT e NAT Plus trouxeram maior segurança, pois reduzem a janela imunológica desses alvos, ou seja, o período que o corpo humano leva para responder à presença de agentes infecciosos com anticorpos, em níveis detectáveis em exames de sangue.

“Já foram detectadas mais de 350 janelas imunológicas desde a implantação desse produto na hemorrede de setembro de 2010 a outubro de 2023, salvando muitas vidas desta forma”, destaca João Baccara.

Critérios básicos para doação de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto;

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Para saber o hemocentro mais próximo clique aqui.

Texto: Maria Amélia Saad
Imagem: Freepik

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.